Alicate universal para conectores tipo F

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Dando continuidade ao tema alicates para conectores tipo F, irei mostrar a vocês quando devemos utilizar um alicate universal para crimpar nossos conectores.

Alicate universal para conectores tipo F

Em nosso dia-a-dia, verificamos diversos antenistas que utilizam o alicate universal para realizar a crimpagem dos conectores em cabos coaxiais.
Você deve estar se perguntando, se este tipo de procedimento é uma má prática?
Como eu já disse em outras postagens, não vejo como uma maneira incorreta de crimpar os conectores, pois temos que nos atentar a diversos detalhes que nos levaram a usar este tipo de alicate.
Para os que não sabem o que seja um alicate universal, ele é este alicate simples, o mais comum que encontramos em lojas de material de construção.
Alicate universal
Alicate universal.

Este tipo de alicate é imprescindível no apontamento de antenas, pois ele é utilizado em quase todo o processo de instalação.

  1. É usado para enroscar parafusos.
  2. Os cabos são cortados com este alicate.
  3. Crimpagem de conectores.
  4. Decapagem.
Veja que acima citei apenas 4 maneiras de usá-lo, mas usamos este tipo de alicate de diversas outras formas, pois é o “quebra galho” do apontamento de antenas.
Quando se fala em conectores do tipo F, ele não pode ser utilizado em qualquer alicate, pois existem diversos; e cada um utiliza uma maneira para fixar nos cabos.
Então, dos conectores que conheço e o que mais recomendaria, é o conector que chamamos de “conector de anel”.
Conector de anel
Conector de anel.

Com o alicate , é possível crimpar este conector tanto em cabos RG06, quanto em cabos RG59. Onde é feito um aperto lateral no anel para prender o conector.

A crimpagem não é tão bem vista, principalmente se analisarmos que 90% dos problemas ocorrem na conectorização. Assim, as técnicas de crimpagem podem danificar o pino central e toda a estrutura de isolação do cabo.
Mas, existem casos específicos, onde devemos utilizar este tipo de alicate, principalmente se não tivermos o alicate apropriado. Então, se você for um antenista, você deve se atualizar e realizar os melhores procedimentos no apontamento de antenas e conectorização. Isso envolve a compra de materiais adequados para esta situação.
Mesmo tendo um alicate específico, ressalto que este não é o melhor conector para este tipo de trabalho. Mesmo assim, devemos lembrar que existem casos e casos.

Conclusão

Podemos concluir que o uso de alicates universais podem ocorrer em diversas situações para um antenista ou “satentusiasta”. Mas em casos de crimpagem, existem alicates próprios, além de conectores mais eficientes, que podem trazer menos erros de conectorização.

Resultados da pesquisa“Satentusiastas”.

Deixe uma resposta