Alicates de compressão F

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Alicate de compressão mais usado
Alicate de compressão mais usado.

Todos que instalam antenas, acabam tendo a necessidade de utilizar alicates em alguma parte do trabalho. Na hora da conectorização, na parte do conector sempre utilizamos um alicate para prender o conector ao cabo.

Geralmente, cada conector que é utilizado, é “preso” por um alicate, mas não podemos achar que esses alicates são sempre os mesmos para qualquer serviço, pois existem conectores “F” de diversos modelos.

Alicates de compressão

Alicate de compressão
Alicate de compressão.

Um tipo de conector muito usado para a instalação de antenas e o que eu mais recomendo, é o conector de compressão. Este tipo de conector demanda um alicate próprio para prendê-lo ao cabo coaxial.
Como explica em nossa última postagem: compressão é a pressão exercida por uma força sobre um corpo, tendendo a aproximar as partes que o compõem; ato ou efeito de reduzir o volume de uma substância por meio de pressão.

Se observarmos um compressão de um conector, veremos que este tipo de alicate reduz o volume do conector do tipo “F”, prendendo muito bem o conector ao cabo coaxial.
Eu recomendo a utilização desse tipo de conector em qualquer instalação com cabos RG-59 e RG-06, mas ressalto que em determinados casos devemos utilizar outros tipos de conectores, visto que os conectores de compressão são grandes, o que pode impedir a passagem dos cabos em determinados locais; e até mesmo o movimento para os lados em determinadas situações. Lembrando que existem diversos tipos de conectores de compressão, tendo vantagens uns sobre os outros, mas isso será explicado em outra postagem.
Em relação aos alicates de compressão, devemos nos atentar a marca e modelo, pois atualmente existem centenas no mercado. Eu não tenho preferência, pois utilizei apenas um alicate, mas existem pessoas que não recomendam determinadas marcas e modelos.
A compressão sempre deve ser feita por completo, pois se não for feita, pode fazer com que o conector se solte momentaneamente, ou com o passar do tempo.
Lembro vocês, para uma boa conectorização devemos realizar uma boa decapagem do cabo, como a utilização de um bom cabo e conector, além de um alicate indicado para cada modelo de conector.

Conclusão

Podemos concluir que alicates de compressão é a melhor maneira de pressão para conectores do tipo “F” compressão. É a maneira mais segura de utilizar o conector durante uma conectorização, além de ser prática e rápida.

Deixe uma resposta