Alicates para conectores F

Em nossas últimas postagens falamos sobre decapadores e mostramos a importância destes para um bom apontamento de antenas, ou seja, para realizar um bom trabalho.
Nessa postagem vamos falar de outro companheiro do decapador, que é o “alicate crimpador”, “alicate de compressão”, entre outros nomes.
Mas antes recomendo as seguintes leituras:

Alicate de compressão ou alicate crimpador

Realizando uma busca na internet consegui encontrar algumas “definições” sobre o tema acima:

Alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado.

Compressão é a pressão exercida por uma força sobre um corpo, tendendo a aproximar as partes que o compõem; ato ou efeito de reduzir o volume de uma substância por meio de pressão.

Crimpagem pode ser definida como uma técnica de trabalho a frio, pode ser utilizada como uma forma de fortemente prender a peça metálica em outro componente não metálico. Não se refere ao uso de conectores especializados que são planejados para serem deformados, mas de peças a serem trabalhadas. O produto final é chamado crimp.

Analisando essas três palavras acima, percebe-se que o uso do alicate se faz em “todos os conectores mais conhecidos”. Mas perceba que cada tipo, ou em cada modelo de conector, pode ser utilizado um alicate diferente.
Assim, não podemos confundir, alicate de compressão, com alicate de crimpar. Pois os alicates de compressão, são específicos para conectores de compressão. Já os alicates de crimpar, são específicos para os conectores crimp.
Entre os alicates de crimpar, existem os específicos para os conectores hexagonais e outros para os conectores cônicos. Podendo haver mais especificações de acordo com o tipo de conector.

Alicates de compressão

Alicate de compressão
Alicate de compressão.
Os alicates de compressão para cabos coaxiais funcionam basicamente com a inserção do conector com o cabo feito, realizando uma compressão no mesmo. São usados em conectores denominados de conector de compressão.

Alicate de crimpar hexagonal

Alicate de crimpar hexagonal
Alicate de crimpar hexagonal.
Este tipo de alicate é usado para conectores que possuem a terminologia “crimp”, mas alguns usam o nomes como conectores de rosca, entre outros. Temos que tomar cuidado, não podemos confundir o tipo de conector, pois alguns vendedores dizem ser de rosca, mas isso não significa que ele não deve ser crimpado. Você sempre deve pedir o nome completo, o que vem junto com a caixa, para poder realizar a compra correta, ou então buscar informações com os fabricantes de conectores e alicates.

Alicate de crimpar cônico

Alicate de crimpar cônico
Alicate de crimpar cônico.
Além do alicate hexagonal, existe o alicate cônico. A maioria dos vendedores determinam o nome de crimpar para este tipo de alicate, ficando “alicate de crimpar cônico”. Mas se observarmos alguns fabricantes de conectores, eles não usam a palavra crimp, e sim, cônico
Mas temos que tomar cuidado, pois existem conectores específicos para este tipo de alicate. Buscando na internet, é difícil encontrar algum vendedor com este tipo de alicate, principalmente informações do mesmo, pois podem receber outras terminologias.

Alicate para conector com anel

Alicate para conetor F de anel
Alicate para conetor F de anel.

Alicate usado para crimpar conectores F com anel/argola.

Alicate comum

Alicate Universal
Alicate Universal.

Além dos alicates específicos, em algumas situações podemos usar o alicate comum. Uma maneira de economizar dinheiro, ou por não ter o determinado alicate.

O único conector que usei para este tipo de alicate, foi o conector que determinamos como “conector de crimpar com anel”.

Conclusão

Como vocês podem perceber, as especificações dadas na postagem, se referem principalmente para conectores “F” e para cabos RG-06 e RG-59. Mas muitos deles podem ser usados com outros tipos de conectores. 
Podemos concluir, que cada conector possui um tipo de alicate. Devendo assim, uma atenção redobrada durante a compra e durante a conectorização, pois podemos estar realizando esta de maneira errada, por conta do uso de um alicate errado.

Deixe uma resposta