Analise de LNBFs na banda Ku

Analise de LNBFs na banda Ku

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

No mercado existem centenas de marcas e modelos de LNBFs para a banda Ku. Destes, são vários os antenistas que dizem ter um melhor resultado em determinados LNBFs, quanto em outros. Serão estes tão distintos assim? Ou é epenas a falta de um bom apontamento?

Dessa forma, trago a vocês um teste com 6 LNBFs  de 5 marcas distintas, sendo utilizado uma antena de 60 cm offset, onde o azimute magnético e elevação se mantiveram, apenas o giro do LNBF e a distância focal foram distintas, aproximando e distanciando os LNBFs do prato da antena.

O satélite apontando foi o STAR ONE C2 70W, com a FREQUÊNCIA  12619, SR 29690 e POLARIZAÇÃO HORIZONTAL. Os LNBFs utilizados foram:

  1. SHARP – MODELO: BS1K0EL207L
  2.  2 x TELE SYSTEM – MODELO: TSTW12
  3. BRASILSAT – MODELO: BS60227-1
  4. FARMAVAL – MODELO: LS300
  5. WNC – MODELO: FT8-E

*Como já descrito, apenas modifiquei a inclinação do LNBF e sua distância focal, até encontrar o melhor sinal máximo e o sinal médio.

TESTE COM LNBFs KU
TESTE COM LNBFs KU

Resultado do teste (Qual. Méd % / Qual. Máx %):

  1. SHARP – 68/70%
  2. TELE SYSTEM – 72/73%
  3. BRASILSAT – 71/72%
  4. FARMAVAL – 69/71%
  5. WNC – 57/58%
  6. TELE SYSTEM CORTADO – 54/55%

Qualidade Média: resultado médio de qualidade.

Qualidade Máxima: resultado máximo visualizado, mas não concretizado.

Analise:

De todos os LNBFs utilizados, apenas o Tele System possuía duas unidades, enquanto um estava perfeito, o outro estava cortado, pois com este foi realizado testes anteriores para um LNBF C/KU, onde supostamente este viria a se tornar um LNBF KU FOCAL.

LNBF CORTADO
LNBF CORTADO

*De todos os LNBFs, o SHARP estava em uso, o FARMAVAL não possuía dupla saída e o WNC era Prime Focus.

Os resultado mostraram que todos os LNBFs offsets possuem valores de qualidade média e máxima próximas, não havendo diferenças significativas, pois é impossível tirar o máximo de cada LNBF. O destaque ficou para o Tele System, com valores médios de 72% em qualidade e máxima de 73%. Já o SHARP foi o que obteve o pior resultado, não por menos, de todos os LNBFs testados era o único usado. Em um teste semelhante na banda C, os piores resultados ficaram para os LNBFs mais usados.

Como esperado, o Tele System que supostamente se tornou Focus Prime e o WNC, foram os que apresentaram o menor valor de qualidade, pois estes não foram  feitos para uso em antenas OFFSETs.

Mesmo estes obtendo valores baixos, foi possível captar todos os TPs, mas com certeza teríamos problemas em dias de chuvas.

Por fim, destaco que o LNBF da TELE SYSTEM obteve o melhor resultado, por ter uma maior mobilidade. É possível movê-lo, aproximando e distanciando do prato da antena, com distâncias maiores que os demais LNBFs, que ficavam na casa dos milímetros.

Conclusão

Podemos concluir que nos testes realizados, os LNBFs não apresentaram diferenças significativas, nada que um bom apontamento não resolveria. Mas fica a dúvida em relação ao uso diário dos LNBFs, será mesmo que estes apresentariam os mesmos desempenhos em uso?

Deixe uma resposta