Anatel! Como acessar as informações?

Ontem, dia 05/09/2015 estava realizando pesquisas sobre radiofusão e a Anatel deve disponibilizar informações a respeito. No próprio site obtive as seguintes informações:

A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidenta da República, Dilma Roussef, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas e é aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A Lei institui como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra, e o sigilo somente a exceção. Para garantir o exercício pleno do direito de acesso previsto na Constituição Federal, a Lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos.
Além disso, a Lei determina que os órgãos e entidades públicas deverão divulgar um rol mínimo de informações proativamente por meio da internet. Afim de prover as informações aos cidadãos da forma mais completa e simplificada possível, a Anatel implantou efetivamente as regulamentações definidas por esta Lei. 

Para os que não conhecem o site da Anatel, ele possui muitas informações, mas quando tentava obter essas informações, percebi muitos erros no desenvolvimento do site. E são estes erros que irei mostrar para vocês e mostrar o quanto o nosso dinheiro é jogado no ralo, sem nós percebermos. Pois existem pessoas que são pagas com o nosso dinheiro, para nos fornecer essas informações, mas nós como sociedade, não conseguimos obter por conta de um péssimo serviço prestado.

Anatel! Como acessar as informações?

De ontem para hoje, acessei centenas de páginas tanto com o notebook quanto com o celular, dentre todas as páginas que acessei e que retornariam algum tipo de pesquisa, mais de 50% possuem erros, tanto client-side(ex: javascript) quanto server-side(ex: asp). Desses erros, quase 100% deles estavam no sub-domínio “sistemas“. 
Além desses, encontrei muitos outros referentes ao layout da página, muitos podem achar que isso é irrelevante, mas se formos colocar na prática, vocês irão perceber que são desagradáveis esses tipos de erros.

HTML e CSS

A – Se vocês observarem o site principal, verão que ele possui um layout atraente, muito diferente do sub-domínio “sistemas“, onde possui uma aparência de sites antigos, do início dos anos 2000, de difícil entendimento.
Site Anatel
Site Anatel.

Vendo a imagem acima, não temos o que questionar, desde a logomarca, o background que atrapalha a visualização das palavras, até mesmo a fonte, juntamente com a cor do layout. Olhando para este, ele passa uma impressão de sites mal desenvolvidos.

B – Além dos vários problemas citados acima, tive muitos problemas com os menus,  pois os botões e os links são pequenos, ou seja, não são adaptados para dispositivos com resoluções ou telas menores. Tente usar com o celular e você irá entender o que estou falando.
Site Anatel visualizado com celular
Site Anatel visualizado com celular.

A imagem acima traduz o que estou dizendo, você é obrigado a ampliar a imagem para conseguir visualizar os textos  e acessar  as opções dispostas no site.

C – Mapas, este é outro ponto de difícil acesso. No celular é quase impossível acessar os mapas do site, pois eles ficam pequenos, tiveram vezes que mudei a visualização da tela para retrato, pois não conseguia visualizar estes.
Mapas visualizado no celular
Mapa visualizado no celular.

JAVASCRIPT

Dentre todas as linguagens, o javascript é o que mais apresentou erros, desde não conseguir consultar um dado, até não acessar um link.
O que existem de erros no javascript é impressionante, eu jamais acessei um site com essa quantidade de erros.
D – O primeiro erro que venho destacar, é a incompatibilidade com os navegadores. Minha impressão, é que a empresa desenvolvedora utilizou apenas o Internet Explorer para desenvolver o site. Quantas vezes tive que deixar o Chrome para usar o Internet Explorer, pois não era possível acessar com meu navegador padrão.
E – De todos os erros, oque mais encontrei foram os selects de UF e Município. Sempre temos que escolher um estado para ele carregar a lista de municípios.
Select estados e municípios
Select estados e municípios.

Vejam na imagem acima, selecionei o estado, mas não carregou os municípios, isso acontece em várias páginas. Quando realizei a consulta no Internet Explorer funcionou, mas em algumas páginas nem mesmo no Internet Explorer funciona.

Além desses campos, existem vários outros que possuem validações errôneas e são dependentes de outras validações e não funcionam corretamente. onde várias vezes deixei de especificar mais detalhadamente a informação que desejava, pois gerava erro na informação selecionada ou digitada.
F – Esse foi outro erro muito encontrado, digitava os dados todos corretamente, quando clicava no botão submit, ele atualizava a página e não retornava nada, nem mesmo a informação de que nada foi encontrado. Isso indica claramente que existe erro no javascript, pois os dados aparentam ser carregados com ajax e o submit não deveria propagar os eventos padrões.
Clico em confirmar e a página é atualizada
Clico em confirmar e a página é atualizada.
G – Outro erro que encontrei, que vai de contramão a ideia do site, é o não retorno de
informações. São todas informações fantasmas, temos as opções, mas não aparece nada relacionado a elas.
Informações fantasmas
Informações fantasmas.

Vejam a imagem acima, realizei a busca por informações em diversas empresas e nenhuma retornou informação. Se essas informações são antigas, o porquê tê-las no site, mas se elas deveriam existir, onde estão?

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

BANCO DE DADOS

H – Tente acessar dados, em alguns momentos demoram minutos e outros não retornam a pesquisa, gerando erro de página. Dezenas de vezes isso aconteceu comigo de ontem para hoje.
I – Em uma página tentei acessar os dados do meu estado e da minha cidade, mas era obrigatório preencher as frequências que desejava buscar. Todos os dados estavam corretos, acreditem se quiser, a busca havia ultrapassado mais de 90.000 resultados, com isso o sistema gerava um alerta informando que eu deveria modificar os dados da minha consulta. O pior de tudo, é saber que em minha cidade é possível contar os moradores. 
J – Vejam na imagem abaixo resultados que retornam vazios. E isso ocorre em várias frequências onde não possuem os nomes das entidades.
Resultado em branco
Resultado em branco.

L – Todas as pesquisas com determinada quantidade de resultados geram paginação. Essas paginações são horríveis para acessar com dispositivos móveis. Mas aconteceu algo que me irritou muito, retornei todos os dados da minha cidade, quando cliquei na paginação, ao invés de dar continuidade dos resultados na página 2, ele simplesmente retornou todos os dados dos municípios brasileiros. Resumindo, não consegui verificar o que desejava.

M – Sabemos que a Anatel não irá informar todas as informações, mas algumas aparentam estar erradas, desatualizadas ou faltando. Fiz uma pesquisa relacionada a tvs, simplesmente retornaram alguns dados que aparentavam estar incompletos, pois existem outros e que não foram informados na consulta.
N – Links quebrados, este encontrei diversas vezes. Na imagem abaixo é possível demostrar o que estou dizendo, onde tentei acessar o “Fale Conosco” e a  página não existia.
Links quebrados
Links quebrados.

O – Além dos links quebrados, temos as imagens quebradas.

Imagem quebrada
Imagem quebrada.

P – Links, imagens, tudo gera erro no site.

Erro ao tentar carregar xml
Erro ao tentar carregar xml.

Q – Páginas internas não são carregadas.

Carregar página interna
Carregar página interna.

R – O que será que estava Undefined no site?

S – Mais resultados fantasmas.
Resultados fantasmas
Resultados fantasmas.

T – Cadê a opção de ajuda do site? Se não gerar erro, retorna um popup dizendo que não existe.

Ajuda
Cadê a opção de ajuda?

U – Diante dessa quantidade de problemas citados, não duvido que existam vulnerabilidades nessas aplicações, tais como SQL Injection, Cross-Site-Scripting, CSRF, entre outras.
Para finalizar, estas são apenas algumas das dezenas de outros erros que encontrei mas não relatei na postagem, principalmente por não lembrar e por não imaginar que a quantidade chegaria essa imensidão e que resultaria em uma postagem.

Conclusão

Uma vez uma professora disse: “Quem contrata errado, paga dobrado!”. Sábias palavras, pois no Brasil, ou se terceiriza para nos induzir a acreditar que o serviço é o melhor, ou empurra com a barriga, se acomoda tentando encontrar diversas justificativas para o péssimo trabalho.
Dentre os erros mostrados acima, não existe um pior, é a soma que traz o fracasso da informação que deveria ter me suprido quando a busquei. Simplesmente, são gastos milhões por algo que não temos, de todas as informações que desejei buscar, poucas me satisfizeram. Daí eu pergunto: Anatel! Como acessar as informações?

2 comentários em “Anatel! Como acessar as informações?

  1. Tulio says:

    O novo portal da Anatel foi lançado esse ano, com leiaute adaptado para desktop e dispositivos móveis. Entretanto, não houve investimentos na atualização da interface dos sistemas legados. Posso estar falando besteira, mas esse leiaute antigo talvez date do nascimento do Chrome. Pelo que vi, suas reclamações são todas em cima dos sistemas legados, sugiro que entre em contato com a Anatel por um dos meios de sua preferência apresentados no link: http://www.anatel.gov.br/institucional/index.php?option=com_content&view=article&id=110&Itemid=502.
    Você também pode obter informações ou negativa de informações da Anatel pelo sistema Focus ou pelo e-SIC.

  2. Boa noite Tulio. Na realidade já havia aberto reclamações em relação ao que você cita como sistema legados. Em relação a investimentos, vejo que o site já esta todo desenvolvido, basta concertar os erros e dar um novo visual, algo que não é grande investimento se não terceirizarmos. Mas temos que analisar questões de performance, acredito que este deve ser o processo mais difícil, pois em um textarea eu encontro 5 funções para não ultrapassar 800 caracteres. Adiciona um "maxlength" e pronto.
    Não é compatível com o navegador?
    Já é usado jquery, basta criar uma pequena função e depois usar em qualquer parte do site.
    Apenas este chamado em um textarea, ocupa mais de 320 bytes.
    É possível otimizar o código, melhorar a performance, fiz um teste em um arquivo .JS, consegui otimizá-lo em 40%. São 10Kb a menos, em um site com grandes proporções como anatel, este deve ser o preço de 1 programador.
    Não existe otimização no códigos css, html e JS, veja quanto dinheiro jogado fora. Aposto que não se usam diversas técnicas para otimizar um website, o que poderia gerar uma economia para pagar diversos funcionários.
    Não é que a anatel não investi! Veja a economia que poderia ser realizada…

Deixe uma resposta