Andaime para montar kit carona

Andaime para apontar kit carona

Uma das maiores dificuldades encontradas no apontamento de kits caronas, é a precisão de movimento nos LNBFs. Em situações onde as antenas possuem grandes dimensões, fica quase impossível o uso do mesmo.

Para resolver este problema, irei demonstrar uma maneira simples, mas não convencional, pois poucos irão ter este produto em sua casa, onde conseguiremos realizar o uso de caronas em antenas de grandes dimensões.

Primeiro, lembro que instalações de kits caronas na banda Ku, dificilmente se utiliza de algum material para conseguirmos chegar nos LNBFs da antena, pois as mesmas possuem tamanhos máximos de 90 cm, quando são offsets.

*Atualmente existem offsets com tamanhos superiores a 2,40 metros. Mas são extremamente raras as vendas deste produto no Brasil.

Segundo, dependendo do local de instalação da antena, fica quase que impossível a instalação de Kits caronas, e muitas vezes não compensa por conta da perda do sinal, ou até mesmo por não encontrarmos instaladores para realizar o procedimento.

Dessa forma, quando formos utilizar, principalmente a banda C, é exigido um tamanho de antena maior, comparado com a banda Ku. Atualmente temos antenas teladas focal point que variam de 130 cm a 5 metros, podendo ter outros valores.

Com tamanhos menores, a grande maioria dos instaladores se utilizam de escadas para este tipo de tarefa. Mas quando as antenas começam a ter proporções maiores, passando dos 230 cm, começa haver uma dificuldade no apontamento dos caronas. Para termos ideia do que estou dizendo, imagina o braço de uma pessoa de 1,80 metros, que deve ter em média 75 cm. Uma antena de 150 cm, possuí raio de 75 cm, sendo do mesmo tamanho do braço.

Uma instalação de kit carona, em muitas vezes adicionamos LNBFs tanto para a direita, quanto para a esquerda, podendo aumentar essa distância, principalmente quando os kits estão inclinados. Obviamente, que quanto maior a inclinação da antena, menor será a distância do LNBF, diferentemente de uma antena instalada na linha do equador, com latitudes e longitudes próximas a 0º.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Assim, em situações que excluem o uso de escadas, a melhor solução que encontrei foi o uso de andaimes, onde em testes com antenas de 3 metros, muito criticadas por instaladores, eu obtive sucesso, pois consegui se aproximar do LNBF central, mesmo com dificuldades.

ANDAIME
ANDAIME

Nas situações encontradas, utilizei 4 andaimes com uma tabua e um bloco de cimento na extremidade. Como tínhamos estes andaimes, não precisei comprá-los. Mas caso desejem, estes custam entre R$50,00 e R$120,00 cada.

Com estes, consegui montar um kit carona em uma antena de 3 metros, com elevação de 40º na antena. Os caronas que ficavam abaixo da bengala facilitaram a inserção, já os que ficavam acima, demandaram um esforço maior por conta da distância.

Na antena de 220 cm este ficou muito bom, onde consegui adicionar caronas mais distantes. Porém, nas situações colocadas, era possível adicionar no máximo 5 satélites, tornando o andaime ideal.

Ainda podemos utilizar os andaimes em situações que dificultam a instalação da antena, não ficando restrito para kits caronas.

Por fim, caso não tenhamos estes, podemos tentar remover uma pétala da antena. Eu nunca testei essa situação, mas pode ser que esta ideia venha a dar certo.

Conclusão

Podemos concluir que o uso de andaimes na instalação de kits caronas podem trazer grandes benefícios, facilitando o uso em situações que possuem antenas com grandes dimensões.

Deixe uma resposta