Antena com marcação de elevação

Antena com marcação de elevação

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Há alguns anos que sou satentusiasta, de lá para cá, muitas foram as antenas que passaram em minhas mãos, principalmente na realização de testes na banda Ku. Destas, a grande maioria tínhamos que elevá-las no “olhômetro” ou com o uso do inclinômetro. Mas, de alguns anos para cá, essa situação se modificou, pois algumas antenas passaram a ter sua própria marcação de elevação e inclinômetro.

Essas marcações ganham grande importância para o iniciantes que não possuem um inclinômetro ou para aqueles que não possuem o mesmo no momento do apontamento.

Antes de nos aprofundarmos, recomendo as seguintes leituras para aqueles não compreendem o que seja elevação:

Dando continuidade, as marcações que cito possuem seus valores setados no cabeçote da antena. Mas temos que nos atentar que cada qual possui seu ajuste de elevação, sempre um valor muito acima de 0º.

Outro detalhe importante é a posição do mastro/tubo de sustentação. Este sempre deverá estar na vertical, sem variar nenhum grau para mais ou para menos.

 

MASTRO NA VERTICAL
MASTRO NA VERTICAL

As marcações apresentam diferentes números e formas, todas dependentes da marca e modelo da antena. Veja o exemplo abaixo:

MARCAÇÃO NA ANTENA
MARCAÇÃO NA ANTENA

Percebam que a numeração da parte inferior se inicia em 30º e termina em 90º. Esta se refere ao valor mostrado no inclinômetro e não a elevação da antena, que é setada na parte superior. Já outras antenas possuem duas entradas com valores distintos para diferentes elevações, não mostrando os valores do inclinômetro, entre outras formas e modelos.

Para utilizarmos a antena como inclinômetro, teremos que realizar os seguintes passos:

1º – Acessar o SATF:

2º – Selecionar o satélite e a cidade que iremos apontar a antena.

*Você pode levar o Marker para cima de sua casa, assim os valores serão mais precisos, mas não terão grandes influências no apontamento fino.

3º – Na janela instantânea pegue o valor do Inclinômetro (Offset).

*Caso sua antena tenha um valor superior a 60 cm, você poderá modificar o ângulo offset, setando a largura e altura da antena KU nas configurações.

INCLINÔMETRO OFFSET
INCLINÔMETRO OFFSET.

Verifique que na versão 3.0 do SATF, temos dois valores distintos, para entender o que cada um significa, acesse o link abaixo:

**No exemplo citado na antena acima, teríamos que utilizar o primeiro valor do inclinômetro offset (55.88º), mas caso sua antena estivesse mostrando a elevação da antena, teríamos que nos utilizarmos do segundo valor (34.19º).

Por fim, deixo claro que não é das mais fáceis tarefas utilizarmos o valor de elevação ou inclinômetro mostrados nas antenas, pois muitas vezes não sabemos em qual parte do parafuso que seta o ângulo, ficando dependente da marca e do modelo da antena.

Conclusão

Podemos concluir que a marcação utilizada nas antenas podem nos ajudar durante o apontamento, tornando-se desnecessário o uso de inclinômetros em determinadas situações.

Deixe uma resposta