Banda C em antena Offsets

Banda C em antena Offsets

Muitos lares brasileiros possuem antenas, sendo a sua maioria parábolas dividas em Offsets e Focais. As antena focais foram desenvolvidas para serem utilizadas com LNBFs focais, já as antenas Offsets, com LNBFs Offsets. Dessas, as Focais são as mais utilizadas na banda C, enquanto a banda ku se utiliza principalmente de antenas offsets. Suas maiores diferenças são os tamanhos apresentados, pois a banda Ku demanda antenas menores que  a banda C e um formato de antena oval, enquanto a focal é circular com um LNBF ao centro.

Outra grande diferença é o preço praticado na venda das antenas, onde as Offsets possuem valores menores comparados com as focais, principalmente por conta do tamanho. Daí muitos se perguntam, tenho uma antena offset em minha casa, posso utilizá-la para capturar sinal na banda C?

A resposta é simples. Sim, podemos capturar sinais da banda C em uma antena Offset voltada para banda ku. Mas temos alguns empecilhos para realizar este tipo de procedimento, pois como foi dito acima, antenas offsets não foram feitas para LNBFs focais.

Como tudo na vida podemos dar um jeito, não é diferente para essa situação. O que devemos fazer é a troca do suporte flange/abraçadeira da antena. Este deve ser próprio para o LNBF da banda C, pois possui um tamanho médio de 6.5 cm, enquanto LNBFs para a banda Ku possuem valores médios de 4 cm.

SUPORTE PARA LNBF C
SUPORTE PARA LNBF NA BANDA C.

Com o suporte modificado, é possível pegar o sinal na banda C com um antena Offset. Daí passaremos a analisar o tamanho da antena, pois é quase que impossível capturarmos alguma TP com boa qualidade em antenas pequenas.

Tabela comparativa de antenas
TABELA COMPARATIVA DE ANTENAS.

Analisando a tabela acima, supostamente uma antena de 150 cm  com 55% de eficiência,  equivaleria a uma antena de 129 cm offset com 75% de eficiência. Com um LNBF de 70 dB, 5 dB a mais que os convencionais, necessitaríamos de uma antena de 75 cm offset.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

*Estes valores são muito superficiais, diante de algumas variáveis, uma antena de 75 cm possui grandes possibilidades de não retorna boa qualidade no sinal desejado. O máximo que poderá apresentar, são chuviscos nos canais analógicos do 70W.

SINAL ANALÓGICO - 60 CM OFFSET
SINAL ANALÓGICO 70W – 60 CM OFFSET

Mas daí surge outro problema, devemos adicionar o disco escalar. Em testes realizados em minha casa, este demonstrou ser mais eficiente em comparação ao não uso. Mas existe um outro disco, que não é muito usado e encontrado no país, apenas com importação, que é o disco escalar cônico. A qualidade aumenta consideravelmente, melhorando e muito sua instalação.

DISCO ESCALAR CÔNICO
DISCO ESCALAR CÔNICO.

Por fim, destaco que o suporte pode não se adaptar corretamente ao braço da antena, fazendo com que o LNBF não fique apontado na mesma direção do LNBF offset.

Conclusão

Podemos concluir que é possível utilizarmos nossas antenas offsets na banda C, mas teremos que adaptarmos as mesma para tal procedimento.

Deixe uma resposta