Blindagem dos cabos coaxiais na Banda C e Ku

Blindagem dos cabos coaxiais na Banda C e Ku

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Um dos problemas dos cabos coaxiais são as interferências eletromagnéticas externas. Para minimizar esse problema foram pesquisadas diversas alternativas para a blindagem desses cabos, a fim de se tentar diminuir a interferência e maximizar a blindagem dos mesmos, que vem a ser sua parte mais crítica.

Recomendo as seguintes leituras:

Existem centenas de textos que demonstram a importância da blindagem em cabos coaxiais. Um deles diz que a blindagem esta relacionada diretamente com a qualidade da imagem, ou seja, quanto maior a blindagem maior a proteção contra interferências. Já o outro, explica que a finalidade da blindagem (constituída por fita aluminisada + fios de alumínio) é garantir a proteção contra interferências eletromagnéticas. Quanto maior for a porcentagem de cobertura da blindagem, melhor será a proteção contra interferências eletromagnéticas.

Mas o que todos os textos possuem unanimemente em comum, é a proteção contra as interferências eletromagnéticas. Assim, alguns tipos de blindagens utilizadas por fabricantes são estas (ex: alumínio):

BLINDAGEM PADRÃO: construção com duas blindagens (fita de alumínio de dupla face selada + trança de fios de alumínio), recomendado para uso em Baixa e Média RF e ambientes com interferências eletromagnéticas.
BLINDAGEM “TRISHIELD”: construção com três blindagens (fita de alumínio de dupla face selada + trança de fios de alumínio + fita de alumínio), recomendadas para uso em Alta RF e ambientes com interferências eletromagnéticas.
BLINDAGEM “QUADSHIELD”: construção com quatro blindagens (fita de alumínio de dupla face selada + trança de fios de alumínio + fita de alumínio A-P-A + trança em fios de alumínio), especial para ambientes em Alta RF, ou interferências eletromagnéticas, garantindo a performance do cabo.

Alguns fabricantes determinam as camadas de blindagem, em dupla, tripla e quadrupla. Temos que ficar atentos, pois quanto mais camadas de blindagem ter o cabo, sua indicação sempre se refere a locais com mais interferências eletromagnéticas.

Blindagens dos Cabos Coaxiais
Blindagens dos Cabos Coaxiais

Já a blindagem na banda C e Ku, em geral são feitas de cobre ou alumínio. A blindagem de cobre adere à solda, a de alumínio não adere. O grande diferencial, portanto, é a eficiência da blindagem de cobre comparada à blindagem de alumínio: a blindagem de cobre protege mais contra interferências eletromagnéticas. Para instalações especiais onde a interferência eletromagnética é muito alta, talvez seja indicado um cabo com a blindagem de cobre.

Por fim, venho falar sobre as porcentagens, pois estas são dependentes dos fabricantes. As mais utilizadas no mercado atual são: 67%, 90% e 95%. Mas, alguns se utilizam dos seguintes valores, como 53%, 60%, entre outros.

Tudo o que foi dito acima nos ajudará durante a compra dos cabos coaxiais. Mas, quanto menor for as interferências eletromagnéticas por conta da blindagem, maior será o preço dos cabos. E às vezes, o valor investido não se vê na prática, pois como já dito, um cabo com maior proteção, terá resultados visíveis em situações que irão demandar esta melhor blindagem. Do contrário, você estará gastando dinheiro.

*Temos que nos atentar, que a capa dos cabos, possuem a finalidade de proteger o cabo contra sol, chuva etc. O fato de a capa estar mais fina significa que o cabo terá um tempo de vida útil menor, porém isso não interfere na eficiência da blindagem.

Conclusão

Em todos estes anos, nunca utilizei de cabos coaxiais com blindagens de cobre na banda C ou Ku, pois os de alumínio sempre me atenderam. Sempre busquei a blindagem padrão, com uma porcentagem de 67%. Assim, para todas as instalações simples, um cabo coaxial básico possui todos os requisitos para nos atender.

Deixe uma resposta