Bússola no apontamento de antenas

Bússola no apontamento de antenas – Vídeo – Releitura da postagem em vídeo.

Para apontarmos uma antena Banda C ou KU necessitamos de diversos materiais que dizemos ser básicos, ou seja, materiais usuais durante o trabalho ou testes.

Um desses materiais é a bússola, que é muito útil para apontarmos antenas tanto Banda C, Banda Ku e Banda Ka.
Antes de aprofundarmos a leitura, deixo claro que esta postagem irá dar ênfase ao apontamento de antenas em uma forma geral, sem muitos detalhes, mas você encontra mais informações sobre bússolas no link abaixo.

O que é a Bússola?

Bússola no apontamento de antenas
Bússola no apontamento de antenas.

A palavra bússola vem do italiano bussola, que significa “pequena caixa” de madeira de buxo. É um instrumento utilizado para orientação geográfica, consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magnético da Terra.
É um instrumento que foi datado a mais de 2000 a.C., e a busca pelo seu aperfeiçoamento ocorreu durante séculos, pois descobriram que uma pequena peça de metal poderia ser magnetizada quando esta tem atrito com minério de ferro.

Qual o preço de uma bússola?

Qual o preço de uma bússola?
Qual o preço de uma bússola?
As bússolas possuem diversos preços, mas as mais utilizadas no apontamento de antenas custam em média R$10,00. Assim, com as compras pela internet este valor fica em torno de R$20,00, pois é acrescentado o frete.

Bússola para apontar antenas

Para realizarmos o apontamento de antenas necessitamos da bússola, principalmente se formos inciantes. Eu utilizo quando vou apontar um satélite desconhecido, pois com os dados corretos, em segundos consigo obter a direção que devo deixar minha antena.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

O que temos que fazer é entrar em um site que ofereça os cálculos para o apontamento de antenas e logo depois verificar os dados obtidos com a bússola. Mas devemos nos atentar para os resultados, pois nos é fornecido Azimute Magnético (indicado pela bússola) e Azimute Verdadeiro (Geográfico).
Eu sempre utilizo o Azimute Magnético, que é a direção que a bússola aponta. Assim, giro minha antena para o resultado, e posso dizer, se a bússola e a antena estiverem em boas condições para uso, é certeiro o apontamento.
Caso não tenha bússola pode-se usar o celular, que é uma ótima alternativa nessa situação. Baixe um App que sirva de bússola e basta fazer o apontamento. Mas este muitas vezes não funciona corretamente.
Outra ponto que devemos levar em consideração ao fazermos apontamento com bússolas, é verificar o local de armazenamento e o local que iremos fazer o apontamento, pois alguns objetos ou situações, podem fazer a bússola perder a precisão e confiabilidade.

Conclusão

Podemos concluir que a bússola é muito útil no apontamento de antenas, principalmente se formos iniciantes ou se iremos apontar para um satélite desconhecido.

Deixe uma resposta