Cabos coaxiais

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Podemos definir cabo coaxial, como um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Muito usado em todos os lares brasileiros, principalmente em TVs.

Cabos coaxiais

Cabos coaxiais
Cabos coaxiais.

Destarte, o conhecimentos a seguir procedem do site da Anatel, contendo informações sobre as normas que certificam e homologam os cabos coaxiais.

Para iniciar a interpretação das informações, devo destacar que os cabos coaxiais possuem características que os divergem uns dos outros, a primeira que destaco e recebe resoluções específicas são os Cabos Coaxiais Flexíveis de 50 Ohms ou 75 Ohms, Cabos Coaxiais Rígidos de 75 Ohms, Cabos Coaxiais Flexíveis de 75 Ohms com trança de Fios de Alumínio e Cabos Coaxiais Semi-Rígidos de 50 Ohms.
Dessa maneira, cada tipo de cabo possuí características que os classificam em alguma dessas normas e podemos observar que eles possuem resistência de 50 Ohms e 75 Ohms, de acordo com a resolução.
Assim, o objetivo das normas, são estabelecer os requisitos mínimos a serem demonstrados na avaliação da conformidade de cabos coaxiais, para efeito de certificação e homologação junto à Agência Nacional de Telecomunicações.

A abrangência de cada cabo coaxial vai de acordo com a norma, alguns são para redes internas e externas, outros para transmissão de sinais de banda larga, sinais de telecomunicações, entre outros.

Quando os requisitos mínimos a serem demonstrados na avaliação da conformidade de cabos coaxiais não contemplados nas normas, para efeito de certificação e homologação, devem estar estabelecidos em normas específicas.
Quanto as definições, vão de acordo com as normas e explicam algumas denominações usadas.

Ex: Dielétrico – camada de material polimérico aplicada sobre o condutor central.

As requisitos gerais, solicitam de forma geral algumas características. Ex: o dielétrico deve ser constituído de material polimérico expandido.
Cabos coaxias de acordo com as normas
Cabos coaxiais de acordo com as normas.

Existem ainda, os requisitos específicos e métodos de ensaio, amostragem do cabo coaxial, identificação da homologação, entre outros.

Conclusão

Podemos concluir que os cabos coaxiais vendidos no Brasil devem ser homologados pela Anatel e para conseguir esta, a agência deve reconhecer os certificados de conformidade ou aceitar as declarações de conformidade para produtos de telecomunicação. Dessa forma temos diversas características em nossos cabos coaxiais.

Deixe uma resposta