Como usar localizador de satélites analógicos?

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Sempre que tentamos apontar nossas antenas para um satélite, precisamos de um localizador de satélites, ou seja, necessitamos de algum aparelho que nos informe a força ou a qualidade do sinal.
Assim, estamos discutindo nos últimos dias a respeito, falando sobre os localizadores de satélites de uma forma geral.

Como usar localizador de satélites analógico?

Como dito em nossa última postagem, onde falei sobre o localizador de satélites analógico, vocês devem ter percebido que ele não é do meu agrado, pois não é possível fazer um ajuste fino, temos que usar o receptor.
Mas ele pode ser útil, pois o preço é bem acessível e ele possuí uma indicação visual e sonora, que demostra que você pode estar no caminho certo durante o apontamento de antenas.
Para usarmos este aparelho, temos que levar em conta a marca e modelo, pois hoje em dia existem vários no mercado, alguns com pequenas características que os diferenciam. Mas como sempre, a maioria desses produtos são fabricados na China, não possuindo marca e modelo.
Para inciarmos o apontamento, seguiremos os seguintes passo:
1º –  Vá em nossa página de cálculos e busque a cidade e o satélite que deseja realizar o apontamento.
2º – Com os dados em mãos, pegue sua bússola e vire sua antena para o local correto.
3º – Agora com o inclinômetro vamos realizar a elevação da antena.
5º – Conecte o localizador a antena e ao receptor por um cabo coaxial. A parte que possui a palavra REC (receptor) e LNB (Antena).
Conectar o localizador a antena e ao cabo coaxial.
Conectar o localizador a antena e ao cabo coaxial.

6º – Após conectar, você deve ligar o receptor, pois ele precisa de energia para funcionar.

7º – Com todos esses procedimentos realizados, sua antena deve estar próxima ou com sinal. Assim, basta colocar o indicador visual no meio, alguns mostram números de 0 a 10 e outros barras com LED. Em meu caso, possui um indicador com um ponteiro, basta colocá-lo no número 5.
Barra de indicado sem sinal
Barra de indicado sem sinal (0).
Todas as vezes que este indicador visual se aproximar do máximo, devemos girar o botão para reduzi-lo até a metade. Quando não for possível o melhoramento desse indicador, devemos passar para o receptor.
8º – A última parte é o receptor, nela devemos verificar a força e qualidade do sinal. Dependendo do receptor, você possui barras, outros terá que ser no visual do canal.
Podemos concluir que o localizador de satélite analógico nos auxilia no apontamento de antenas, mas temos que realizar diversos procedimentos antes de usá-lo. Após o uso, temos que realizar uma nova verificação com o receptor, pois sua resposta não é tão confiável, tornando um aparelho pouco recomendável para o uso no apontamento de antenas.

Deixe uma resposta