Como usar o decapador de cabo coaxial?

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Em nossa última postagem, falamos sobre os decapadores de cabos coaxial. Mostramos que existem diversas marcas e modelos, mas o conceito geral de utilidade é como decapador.

Nessa postagem iremos mostrar como utilizar de uma forma geral o decapador, pois cada modelo possui suas especificidades de uso.

Como usar o decapador de cabo coaxial?

O primeiro ponto que devemos destacar são as características básicas de um cabo coaxial.
Características de um cabo coaxial
Características de um cabo coaxial.

Vejam na imagem acima que ele é composto pelo condutor central, dielétrico, primeira blindagem, segunda blindagem (malha) e capa.

Após você conhecer a composição de um cabo coaxial, na decapagem  devemos ficar atentos no que vamos remover. Por isso, a maioria dos decapadores possuem ajustes, com o uso de chave hexagonal ou philips.
A ideia é deixar em torno de 9mm para o condutor central, tentado não danificá-lo. E em sequência remover 6mm da capa, que é a primeira composição de um cabo coaxial.
Cortes com o decapador
Cortes com o decapador.

Quando realizamos o primeiro corte, este geralmente serve para teste, pois muitas vezes devemos ajustar o decapador. Alguns decapadores possuem 2 lâminas de corte, que é uma vantagem, pois conseguiremos obter a decapagem completa em apenas um movimento.

Outro ponto muito importante, é a segunda decapagem, esta não deve danificar a segunda blindagem (malha), pois ela é imprescindível para o bom funcionamento do sistema.
Puxar a malha para baixo
Puxar a malha para baixo.

Puxe a malha para baixo de maneira uniforme, não deixando nenhum fio para cima.

Crimpar o conector
Crimpar o conector.

Basta colocar o conector e alinhar o dielétrico com a base do mesmo.

Conector crimpado
Conector crimpado.

E por último crimpe o conector com um alicate de compressão.

Devemos lembrar que existem diversos modelos de conectores, mas a ideia é a mesma.
Para não alterar as propriedades do cabo evite raspar o condutor central, compressões, trações ou deformações, excesso no comprimento e curvas muito fechadas.
Para não danificar as lâminas do decapador, corte o condutor central com um alicate, caso seja necessário.

Conclusão 

Como podemos concluir, é muito fácil realizar a decapagem de cabos coaxiais com material específico. Apenas devemos seguir os procedimentos acima e não teremos problemas de conectorização, que é o principal erro durante e depois da instalação de antenas.

Deixe uma resposta