Como usar o inclinômetro em antenas Focal Point?

Nesta postagem iremos aprender a usar o inclinômetro em antenas Focal Point. Irei usar imagens para mostrar as melhores maneiras de verificarmos a elevação neste tipo de antena e como usarmos o inclinômetro no apontamento de antenas focal point.

Inclinômetro em antenas Focal Point?

Para usarmos um inclinômetro em uma antena focal point, devemos primeiro buscar o valor da elevação. Esse valor pode ser obtido em nosso próprio site, onde você deve digitar sua localização e escolher o satélite que deseja fazer a busca.
Após obter a elevação, devemos fazer um simples cálculo, pois como foi explicado em outra postagem, esse valor obtido se refere a elevação do sinal que chega na antena em relação ao horizontal do local.
Cálculo para inclinação de antenas focal point
Após obtermos o valor da elevação, iremos subtrair este valor por 90. Agora temos o valor de inclinação do refletor.
Como nossa antena é focal point, basta colocar o inclinômetro atrás. Mas vocês devem se atentar com cada antena de acordo com marca e modelo, pois o inclinômetro deverá ficar paralelo a linha do refletor, como mostrado na imagem abaixo.
Linha paralela de elevação.

Ele estando paralelo, basta elevar a antena

Elevação antena Focal point.
Elevação antena Focal point.

Veja no exemplo acima, uma antena focal point com elevação do feixe de 50º (90 – 50 = 40º), onde elevamos 40º o refletor.

Além do que foi citado aqui, devemos nos atentar para valores próximos a 90º de elevação, pois como citado em outras postagens, a antena não consegue ter essa elevação, pois as peças tocam uma nas outras; e lembrar, no caso de inclinações laterais do pedestal, esse valor do cálculo pode não ser tão exato. Do contrário, os dados obtidos pelo inclinômetro batem com o valor do cálculo, muitas vezes a diferença é de apenas um grau.

2 comentários em “Como usar o inclinômetro em antenas Focal Point?

  1. Para ajustar corretamente o angulo de elevação da antena focal point, basta colocar o inclinometro na parte traseira da antena, cuidando para que o local seja paralelo à linha do refletor e atuar sobre o parafuso de elevação até encontrar o valor encontrado nos sites de apontamento, como dishipointer e outros. Se utilizarmos o inclinometro com o lado imantado encostado na antena a leitura deverá ser deduzida de 90, pois deste lado o inclinometro se movimenta de forma descendente na escala, portanto uma elevação de 62 graus por exemplo, deverá ser considerada a diferença para 90, portanto o inclinometro deverá marcar 28. Para certificar de que a leitura está correta, basta inverter o inclinometro, pois neste caso a leitura será direta, portanto 62.

  2. Boa noite Genário… Importante essa questão de analise da antena. Pois como citei em alguma postagem a respeito no blog, existem antenas que possuem diferentes formas de aplicar o inclinômetro. Sendo que estas não possuem a parte traseira em paralelo como a grande maioria da antenas vendidas aqui no país. Dessa forma, devemos realizar alguns cálculos a mais. ATT

Deixe uma resposta