Como usar o receptor no apontamento de antenas?

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Em nossa última postagem no blog, falamos sobre o receptor no apontamento de antenas, onde este pode ser visto como uma mal prática.
Nessa postagem vocês conhecerão as maneiras de usar o receptor no apontamento de antenas, onde iremos mostrar as maneiras de realizar um bom apontamento de antenas usando um receptor.

Como usar o receptor no apontamento de antenas?

Em minha prática, conheço 2 maneiras de apontar antenas utilizando o receptor.

Apontamento com o receptor na casa

Apontamento com receptor dentro de casa
Apontamento com receptor dentro de casa.

O apontamento com o receptor na casa, é o mais simples, pois não necessita de fazer mudanças bruscas. Geralmente quem usa este tipo de apontamento, possui sua antena e  receptor instalados; e por motivos climáticos ou por razões mudanças no posicionamento da antena, precisam fazer ou melhorar o apontamento.

Essa maneira é muito vista no interior, onde temos muitas antenas parabólicas. Eu mesmo presenciei antenas antigas, onde galhos de árvores, carros, entre outros, encostaram e modificaram a elevação e azimute da antena. Os proprietários tiveram que realizar o apontamento da maneira explicada aqui, uma pessoa faz a modificação na antena e a outra responde se obteve sinal.
A ligação para este tipo de apontamento é simples:
Apontar antenas com receptor
Apontar antenas com receptor.

Antena apontada para o satélite, conectada com um cabo coaxial (RG06 ou RG59) ligado ao receptor; e o receptor ligado na TV por algum cabo.

Apontamento com receptor próximo a antena

A segunda maneira de apontar antenas utilizando o receptor, é a sua utilização próxima da antena. Ela é muito usada por antenistas desatualizados, pois para fazer esse tipo de apontamento você não pode ter os receptores e cabos todos instalados. Pois muitas vezes não é possível remover ou repassar os cabos que chegam até o receptor.
Caso você não consiga retirar os cabos, você terá que usar outro cabo para fazer a ligação entre a antena e o receptor e terá que levar a TV para próximo do receptor.
Como vocês podem imaginar, é muito trabalho, pois temos o peso da TV e do receptor e o espaço que eles ocupam.
Apontamento com receptor próximo a antena.

E outro detalhe importante para este tipo de apontamento de antenas, é o fato de muitas vezes não ser possível encontrar espaço adequado para a TV e o receptor, vejam a imagem acima e tirem suas conclusões.

O tipo de ligação entre antena, receptor e  TV é o mesmo mostrado no apontamento com receptor na casa.

Conclusão

Podemos concluir que estas duas maneiras de apontarmos nossas antenas, são maneiras que podem ser eficientes, pois é possível fazer um apontamento fino, principalmente se o receptor é o que você irá usar em sua TV. Mas existem certas situações onde não recomendo, como foi explicado neste e em outras postagens.
Em nossa próxima postagem irei mostrar detalhes sobre os receptores que podemos realizar este tipo de apontamento para satélites.

Deixe uma resposta