Compensa fechar uma antena telada?

Compensa fechar uma antena telada

Uma antena telada possui ganho menor que uma antena fechada. Mas, pela internet encontramos diversos antenistas e satentusiastas que dizem compensar telar uma antena parabólica banda C. Através dessas leituras, venho trazer minha opinião a respeito, pois temos tabelas no blog, que nos indicam se compensa ou não o fechamento de uma antena telada na banda C.

A primeira tabela que trago, se refere aos gastos para fechar uma antena. Esse valor não pode ser tomado como único, pois encontrei um valor na internet e adicionei alguns centavos a mais. Como sabemos, compras pela internet possuem em sua grande maioria FRETE. Assim, o valor do produto utilizado irá acrescer de acordo com sua localidade e a do vendedor. Outro ponto, é que não somente utilizamos DURAFOIL para o fechamento das antenas. Com isso, temos diversos outros materiais a serem adicionados na compra, acrescentando e muito o valor do fechamento.

A tabela abaixo mostra os valores referentes a compra de DURAFOIL, onde este é vendido por m², tornando os valores menores que 1m² não válidos. Na primeira coluna da tabela, trago o diâmetro das antenas, que são setadas de 5 em 5 cm, onde o menor valor é 30 cm e o maior 500 cm. A segunda coluna se refere a área de um círculo, porém antenas focal point são circulares, mas são concavas, sendo estes resultados não fidedignos, pois dependem da profundidade de cada antena, e como sabemos cada antena é “única”. A terceira coluna se refere a área de um quadrado com o tamanho da antena, esse valor é mais real para a compra do produto que irá fechar sua antena, mas não quer dizer que seja verdadeiro, bastando comprar um valor maior. Na quarta e última coluna, temos um valor aproximado do DURAFOIL, com preço de R$3,00 por m².

Fechar antena telada
Fechar antena telada

Percebam que a área do produto que irá fechar a antena não é grande. Um exemplo em uma antena de 1.5 m, onde gastaríamos 2,25m² de DURAFOIL. Já em uma antena de 3 m, gastaríamos 9 m².

Após esta conversão, vem o que mais nos interessa, pois se você fechar uma antena, consequentemente teremos um ganho maior, pois iremos aumentar a eficiência. Mas tudo isso depende do material utilizado, quanto mais reflexivo, maior será a eficiência e consequentemente o ganho.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Abaixo tenho uma tabela que foi discutida na postagem Tabela comparativa entre antenas teladas e chapas na Banda C:

Tabela comparativa de antenas
Tabela comparativa de antenas na banda C

De acordo com a tabela acima, poderei dar alguns exemplos, onde suponhamos que tenho uma antena de 1.5 m, e o material utilizado, fez com que a antena tivesse um ganho de 20%, saindo de uma antena telada de 55%, passando para uma de “chapa” com 75% de eficiência. No exemplo acima, uma antena de 1.5 m fechada equivaleria a uma de 1.75 m telada, sairíamos de um ganho de 33.26 dBi, para 34.6 dBi. Se utilizarmos este exemplo, mas com uma antena telada de 3 metros, nossa antena teria 3.5 metros se fosse telada, partindo de 39.28 dBi, para 40.63 dBi.

Percebam que existe um ganho, no primeiro exemplo da antena de 1.5 m, este é de 1.34 dB. Já no segundo exemplo este é de 1.35 dB. Agora podemos analisar que o ganho é baixo, se você remover as emendas ou refazer o apontamento, talvez consiga um valor maior ou próximo do fechamento. Uma sugestão, é que no fechamento de uma antena, temos o gasto de pelo menos uns R$60,00, além do tempo. Percebam que é uma média, e que este valor pode ser muito maior. Dessa forma, a compra de um alimentador duplo com LNBs de 67dB, ou a compra de um LNBF de 70 dB, teríamos menos gastos e menos trabalho comparado com o fechamento de uma antena.

Assim, sabemos que a grande maioria dos LNBFs na banda C possuem 65 dB de ganho. No exemplo de inserção de um LNBF, ou LNBs em um alimentador duplo de 67 dB, passaríamos de uma antena de 1.5 metros telada, para uma de 2.10 metros. Já se utilizarmos o exemplo de uma antena de 3 metros, estes 2 dB a mais, equivaleriam a uma antena de quase 3.80 metros. Se passarmos os exemplo acima, para um LNBF com ganho de 70 dB, teríamos um salto enorme, onde nossa antena telada de 1.5 metros passaria a ter quase 2.65 metros, e a antena de 3 metros, equivaleria a quase 5.35 metros, nem mesmo a tabela acima oferece este valor.

Conclusão

Podemos concluir que o fechamento de uma antena pode não ser a melhor solução, pois iriamos gastar dinheiro suficiente para a compra de um LNBF com maior ganho. Mas se você possuí um LNBF com grande ganho, e é satentusiasta, não tenho dúvidas que compensaria o fechamento de sua antena telada na banda C.

Deixe uma resposta