Comprar ou não comprar um receptor pirata?

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Há alguns dias venho realizando postagens sobre receptores piratas. Em um primeiro momento descrevi alguns motivos para não realizar a compra desse tipo de receptor. Logo depois tentei mostrar o lado bom de ter um produto do tipo, sem citar “lei”.

Dessa forma, ressalto novamente que não compactuamos com o uso desse tipo de receptor. Assim, estou tentando trazer aos nossos leitores informações como blogueiro, essas não irão trazer uma certeza, será apenas um debate, onde analiso os pontos que conheço e irei tirar uma conclusão com tais informações já citadas.
No final, cada qual faz o que deseja, pois não estou aqui julgando o que está certo ou errado, apenas analisando o tema do título com as informações que tenho atualmente.

Comprar ou não comprar um receptor pirata?

Receptor pirata
Receptor pirata.

Após realizar tais postagens com as palavras chaves “receptor pirata”, venho trazer minha opinião sobre tudo o que foi escrito até o momento.
Percebo que muitos que acessam o site, são pessoas que buscam informações sobre determinado produto. De forma geral, essas são voltadas para antenistas ou satentusiastas. Mas o grande problema de falarmos a respeito, é o fato de muitas pessoas que visitam o blog, buscarem informações para apontarem suas antenas. Essas por sua vez, são utilizadas em grande parte para a instalação de receptores piratas, pois o custo de instalação é altíssimo.
Afinal, comprar ou não comprar um receptor pirata? É uma dúvida que deve ser analisada de diversas maneiras, pois como citado nas postagens, são 13 pontos negativos, para 6 pontos positivos. Obviamente, existem diversos outros pontos não abordados, no qual modificariam estes números.
Para responder tal pergunta deve-se analisar algumas questões, tais como: a primeira grande questão a respeito é encontrar instaladores desse tipo de receptor, pois não são todos os antenistas que trabalham com algo do tipo. Quando você o encontra, muitos não aceitam o preço cobrado pelo antenista e buscam de alguma forma tentar reduzir estes custos. Uma destas maaneiras é comprar os equipamentos pela internet. Ao usar essa opção, existe uma grande chance de cair em golpes, pois não tem onde recorrer com este tipo de produto e muitas vezes os pagamentos são à vista.
Após ter o equipamento todo instalado, muitos tentam buscar informações dos receptores na internet, pois novamente não querem pagar um antenista, ou esses não sabem mexer com aquele receptor em específico. Frequentemente deve-se atualizar o firmware, e muitas vezes o receptor não possui atualização e você tem que pagar mensalmente um determinado valor de CS.
Resumindo, se hoje eu fosse indicar este tipo de receptor sem analisar o que a “lei diz”, apenas indicaria para o uso de antenistas e satentusiastas, pessoas que gostam deste meio. Isso acontece, pois se verificarmos os gastos com instalação do produto e manutenção, estes valores podem ultrapassar o preço dos planos vendidos por operadoras de TV paga.
Digo isso, pois conheço pessoas que pagam mensalidade de R$54,00 por mês, de planos que quase possuem grade completa. E muitas vezes você tendo 200 canais de TV, menos de 10 deles você irá fazer o uso recorrente.

Receptor homologados
Receptor homologados.

Dessa maneira, se multiplicarmos estes valores com os valores gastos com uso e manutenção de um receptor pirata, juntamente com o seu tempo de vida, pode ser que os gastos se equivalham, mas a maior desvantagem é o fato de você não ter a qualidade de um receptor pago, onde quase não irá contactar um antenista.
Agora, se você for antenista e satentusiasta, não irá gastar nem R$600,00 na compra de um kit completo de instalação (receptor, antenas, entre outros). Todas as vezes que precisar de manutenção, você a fará. Analisando tal posição, pode ser que valha a pena comprar este tipo de receptor.

Conclusão

Posso concluir que pelas análises feitas a partir dos pontos abordados nas postagens passadas, este tipo de receptor tende a não ter tanta vantagem quando seu uso será destinado às pessoas leigas no assunto. Mas, quando as observações são feitas tendo como base os satentusiastas e os antenistas, passa-se a inverter a situação, podendo ser algo que traga retorno.

Deixe uma resposta