Conector F de anel

Destarte, a Anatel define conector, como componente usualmente aplicado a um cabo (excluindo adaptador) para unir eletricamente partes de uma linha de sistema de transmissão.

Conector F de anel

Para sanar as dúvidas antes da compra de um conector, ou para o uso, estou realizando esta postagem, que irá falar de formas gerais sobre conectores F tipo anel.
Conectores tipo F, são conectores para o cabos coaxiais de rádio frequência, comumente usados em televisões com antenas terrestres VHF/UHF, TV a cabo, TV por satélite, entre outros.

Foi inventado por Eric E. Winston em 1950, enquanto trabalhava para Jerrold Eletrônica no desenvolvimento da TV a cabo.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Conector F de anel
Conector F de anel.

Os conectores F de anel, também são conhecidos como conectores de argola e de ilhós. São muito usados em cabos coaxiais RG-59, mas existem estes conectores para cabos coaxiais RG-06.

Como o próprio nome diz, são conectores que possuem uma argola metálica, que é crimpada no cabo coaxial usando um alicate universal.
O valor da unidade tende a ser o mais barato entre os conectores tipo F, custando menos de R$0,25. Mas dependendo da quantidade comprada, este preço é muito menor.
Outra vantagem, é o fato de serem crimpados com alicates universais, que são estes alicates também conhecidos como comuns. Estes são encontrados em qualquer loja de material de construção, além de possuírem um preço baixo.
Quando se fala em uso, este tipo de conector não é indicado, pois a crimpagem não é tão bem vista, principalmente se analisarmos que 90% dos problemas ocorrem na conectorização. Assim, as técnicas de crimpagem podem danificar o pino central e toda a estrutura de isolação do cabo.
Outra desvantagem, é o fato de ter um material inferior aos conectores de compressão, com isso, a tendência é trazer mais problemas na conectorização, comparados com os conectores de compressão.
Como sempre digo, antenista que se preze, utiliza conector de compressão, pois os outros tipos de conectores tendem a trazer mais problemas comparados a estes. Basta analisar a imagem abaixo:
Tipos de conectores F
Tipos de conectores F.

Em minha casa, tive conexões com este tipo de conector, e com o passar dos anos ele ficaram mais frágeis, além de gerarem um maior atrito no movimento de rosca.

Mas temos que fazer uma observação, na questão do tamanho estes são os menores conectores, o que o torna muito usual em determinadas situações, principalmente onde não há muito espaço.
Para usá-lo, basta fazer o cabo e adicionar o conector dentro deste, onde em seguida é crimpado o anel com a argola.

Conclusão

Podemos concluir que este tipo de conector não é o mais indicado para cabos coaxiais, principalmente se a pessoa que vai realizar está união é um antenista. Mas como sempre, existem casos e casos para o uso deste conector.

Deixe uma resposta