Conector F de rosca

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Em mais uma postagem sobre conectores, iremos aprender um pouco mais sobre conectores F de rosca. Mas antes recomendo as seguintes leituras:

Sempre que compramos conectores, existem diversos termos que nós não conhecemos. Para resolver estes problemas, estou trazendo algumas definições que irá nos ajudar a entender melhor os conectores tipo F.

Conector F de rosca

Conector F de rosca
Conector F de rosca.
Em termos gerais, um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais (por exemplo, entre um computador e um periférico).
Já os conectores F, são tipos de conectores para o cabos coaxiais de rádio frequência, comumente usados em televisões com antenas terrestres VHF/UHF, TV a cabo, TV por satélite, entre outros.

Foi inventado por Eric E. Winston em 1950, enquanto trabalhava para Jerrold Eletrônica no desenvolvimento da TV a cabo.
O conector de rosca no Brasil é muito usado por antenistas e por não antenistas, apesar de terem saido de linha por muitos fabricantes. Este tipo de conector possui vantagens em relação aos demais, pois não necessita de alicate, possuindo uma rosca interna que o conecta ao cabo, tornado-se assim, uma ótima opção para uso.

Como sabemos, 90% dos problemas ocorrem na conectorização. Então, ao mesmo tempo que sua rosca o torna prático, ela também torna um serviço não confiável, pois das muitas reclamações que vejo pela internet, a maioria se refere a este tipo de conector, pois ele se solta do cabo com facilidade, trazendo problemas de conectorização.
Ele é usado tanto para cabos RG-06, quanto RG-59, que são os mais usuais na instalação de antenas.
Outra característica importante que deve ser destacada, é o tamanho do conector, que o torna uma boa opção em determinados casos. Mas, suas paredes são finas, principalmente se comparadas com conectores de compressão, o que não passa uma boa confiabilidade.
Diferença entre conectores F
Diferença entre conectores F.
Seu maior atrativo é o preço, pois o valor é menor comparado a um conector tipo compressão. Saindo em uma média de R$0,25 a unidade.
Para usar este tipo de conector,basta fazer o cabo corretamente e rosqueá-lo. Em minhas aplicações práticas, já comprei produtos com este tipo de conector, e a maioria possuía problemas.

Conclusão

Podemos concluir, que existem casos e casos para a utilização deste tipo de conector. Ao mesmo tempo que ele possui um ponto positivo, acaba perdendo este, por ter grandes pontos negativos. Mas se for utilizado corretamente, pode ser uma boa opção de uso, apesar de não recomendar este tipo de conector.

Deixe uma resposta