Conector F tipo cônico

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Nesta postagem, iremos aprender um pouco sobre os conectores F tipo cônico. Mas antes recomendo as seguintes leituras.

Sempre que compramos conectores, existem diversos termos que nós não conhecemos. Para resolver estes problemas, estou trazendo algumas definições que irá nos ajudar a entender melhor os conectores tipo F.

Conector F tipo cônico

Conector tipo Cônico
Conector tipo Cônico.
Em termos gerais, um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais (por exemplo, entre um computador e um periférico).
Já os conectores F, são tipos de conectores para o cabos coaxiais de rádio frequência, comumente usados em televisões com antenas terrestres VHF/UHF, TV a cabo, TV por satélite, entre outros.

Foi inventado por Eric E. Winston em 1950, enquanto trabalhava para Jerrold Eletrônica no desenvolvimento da TV a cabo.
Quando se fala em conector tipo compressão e crimp, é fácil saber a maneira que estes tipos de conectores são presos nos cabos coaxiais, pois um utiliza a compressão e o outro a crimpagem.
Mas quando utilizamos conectores tipo cônico, não existe uma maneira que é especifica para a palavra tipo cônico. Por isso, realizando leituras no pouco material que existe sobre este tipo de conector, ele aparenta utilizar a crimpagem como maneira de prender ao cabo coaxial.
Pois, crimpagem pode ser definida como uma técnica de trabalho a frio, pode ser utilizada como uma forma de fortemente prender a peça metálica em outro componente não metálico. Não se refere ao uso de conectores especializados que são planejados para serem deformados, mas de peças a serem trabalhadas.
Outro ponto importante, é que este tipo de conector não é tão utilizado por antenistas, pois são algumas operadores de TVs pagas que o utilizavam, e se fizermos pesquisas, verifica-se que em alguns fabricantes este tipo de material saiu de linha, sendo que as vendas são comandadas por conectores de compressão.
Este tipo de conector é difícil de ser encontrado em lojas físicas, sendo encontrado em poucos sites.

Possui um alicate que quase não se encontra na internet, menos ainda em lojas físicas. E isso acontece pois o Brasil não possui tantos adeptos a este tipo de conector, que é muito usado em outros países.

Alicate tipo Cônico.
Alicate tipo Cônico.

Ele apresenta algumas características diferentes de acordo com o modelo e o fabricante, algumas delas são:

  • O’ ring, é uma borracha em formado de anel na parte interna do conector para garantir a vedação.
  • Níquel é o banho ou tratamento utilizado no conector.

Utilizar este tipo de conector pode lhe resultar em uma péssima conectorização, tanto é que antenista que se preze, utiliza conector de compressão, mas daí entra aquela velha história, existem casos e casos.

Alicate com conector tipo cônico.
Alicate com conector tipo cônico.

A crimpagem é como qualquer outra, basta fazer o cabo adicionando o conector e pressionar o alicate o máximo que puder.

Conector cônico crimpado
Conector cônico crimpado.

O seu preço é um dos mais baratos, comparado aos conectores de compressão. em média uns R$0,25 por unidade.

Conclusão

Podemos concluir que este tipo de conector não é tão usado no Brasil, com isso existe um escassez no mercado, tanto do conector quanto do alicate. A maioria dos fabricantes possuem este conector como fora de linha, por conta do seu não uso.

Deixe uma resposta