Conector F tipo crimp

Nesta postagem, iremos aprender um pouco sobre os conectores F tipo crimp. Mas antes recomendo as seguintes leituras.

Sempre que compramos conectores, existem diversos termos que nós não conhecemos. Para resolver estes problemas, estou trazendo algumas definições que irá nos ajudar a entender melhor os conectores tipo F.

Conector F tipo crimp

Conector F tipo CRIMP
Conector F tipo CRIMP.
Em termos gerais, um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais (por exemplo, entre um computador e um periférico).
Já os conectores F, são tipos de conectores para o cabos coaxiais de rádio frequência, comumente usados em televisões com antenas terrestres VHF/UHF, TV a cabo, TV por satélite, entre outros.

Foi inventado por Eric E. Winston em 1950, enquanto trabalhava para Jerrold Eletrônica no desenvolvimento da TV a cabo.
Crimpagem pode ser definida como uma técnica de trabalho a frio, pode ser utilizada como uma forma de fortemente prender a peça metálica em outro componente não metálico. Não se refere ao uso de conectores especializados que são planejados para serem deformados, mas de peças a serem trabalhadas. O produto final é chamado crimp.
Como vocês podem entender, os conectores tipo crimp, são conectores que usam crimpagem como técnica. Esse termo causa um pouco de confusão, pois se analisarmos o conector de “anel”, este não possui a palavra crimp, mas são prendidos ao cabo através da crimpagem.
Com base nos produtos do mercado, este termo crimp se aplica ao uso principalmente do alicate de crimpagem hexagonal.

Quando comprar um conector do tipo, se atente para qual tipo de alicate deverá ter. Pois os alicates são diferentes, tanto dentro da crimpagem, quanto em compressão.
Quando se fala em uso, este tipo de conector não é indicado, pois a crimpagem não é tão bem vista, principalmente se analisarmos que 90% dos problemas ocorrem na conectorização. Assim, as técnicas de crimpagem podem danificar o pino central e toda a estrutura de isolação do cabo.
Antes de comprar seus conectores, recomendo a compra de conectores de compressão, pois muitos antenistas não vêem com bons olhos conectores de crimpagem. Mas como eu disse na postagem passada sobre conector de compressão, existem casos e casos; e um desses casos talvez faça ser a melhor opção o uso de um conectores que não sejam de compressão. Mas se você for antenista, dê preferência a conectores de compressão.
Este tipo de conector recebe algumas características de acordo com o modelo, algumas delas são:

Gel – Pasta inserida na parte interna do conector para facilitar o encaixe do conector no cabo coaxial.
O’ ring –  Borracha em formado de anel na parte interna do conector para garantir a vedação.
Reforçado digital – Material que não quebra na hora de crimpar.

Se analisarmos os preços, este tipo de conector tem um valor muito melhor comparado a conectores de compressão. Mas temos que tomar cuidados em relação a compra, pois muitos vendedores não descrevem corretamente o anúncio e o seu título. 
Conector crimpado
Conector crimpado.
A crimpagem é feita com alicate específico, onde basta montar o cabo e realizar a pressão com as mãos no alicate, crimpando o conector ao cabo.

Conclusão

Podemos concluir que este tipo de conector F, se diferencia dos demais conectores por receber a palavra CRIMP.  Este, não é o mais recomendado para o uso de antenistas, pois utiliza a técnica de crimpagem, que pode trazer problemas de conectorização.

Deixe uma resposta