Conector tipo F com rosca

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Para os que vem acompanhando nossas últimas postagens, estamos falando sobre conectores do tipo F. Nesta postagem irei falar um pouco sobre conectores do tipo F com rosca.

Conector tipo F de rosca

Conector F com rosca x engate rápido
Conector F com rosca x engate rápido.
Para os que não conhecem o que seja um conector, aqui faço uma breve explicação.
Em termos gerais, um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais (por exemplo, entre um computador e um periférico).
Já os conectores F, são tipos de conectores para o cabos coaxiais de rádio frequência, comumente usados em televisões com antenas terrestres VHF/UHF, TV a cabo, TV por satélite, entre outros.

Foi inventado por Eric E. Winston em 1950, enquanto trabalhava para Jerrold Eletrônica no desenvolvimento da TV a cabo.
Quando se fala em conector do tipo F com rosca, ele possui como opositor o conector tipo F de engate rápido, mostrado em nossa última postagem.

O que o diferencia estruturalmente, é a rosca que ele possui. Onde temos que conectá-lo a uma emenda, dispositivo, entre outros, realizando roscas, ou seja, fazendo voltas.
Conector tipo F com rosca na conexão
Conector tipo F com rosca na conexão.

Veja na imagem acima, onde o conector possui rosca, basta colocá-lo no dispositivo que deseja e realizar voltas no sentido horário.

Só não podemos confundi-lo com conectores tipo F de rosca. Pois não estou fazendo referência ao encaixe no cabo, e sim em conexões.
Conector F de rosca com rosca
Conector F de rosca com rosca.

Pode ser confuso, mas olhando a imagem acima, vemos um conector de rosca, onde devemos enroscá-lo no cabo coaxial. Mas o “com rosca”, se refere a conexão, não as dos cabos.

Como mostrado em nosso último tutorial, este é conector F mais usado, comparando com os de conexão rápida. O primeiro ponto é o fato dele ser mais seguro, pois o conector fica preso a peça que você faz o engate. Algo que pode não acontecer com os conectores de engate rápido.
Eles são voltados para usos, onde não fazemos a mudança constante, ou seja, conexões que ficarão para “o resto da vida”.
Assim sendo, suportam melhor o tempo, sendo preparados para isso, com algumas características para sol, chuva, entre outros.
Você só não irá usá-lo, quando a conexão for feita para os conectores de engate rápido. Pois é possível usar adaptadores ou conectores de engate rápido em saídas ou entradas com rosca. Mas quando este é feito especialmente para conectores de engate rápido, torna-se impossível usar conectores de rosca. Daí você terá que procurar cabo, ou conector apropriado, com engate rápido.
Em meu uso diário, quase 99% das vezes uso este tipo de conector, pois são conexões permanentes e não apenas para testes rápidos.
Eu não recomendo o uso desse tipo de conector, quando você irá fazer um apontamento de antenas e principalmente quando usar kits carona. Tudo isso, usando um localizador de satélites.
Além do que foi citado até o momento, estes tipos de conectores, tendem a ser mais baratos no Brasil, pois os aparelhos em sua maioria são produzidos para o uso destes. Com isso, o preço tende ser mais baixo, comparado os conectores de engate rápido. Lembrando que existem diversos tipos de conectores F com rosca: compressão, crimp, cônico, auto-install, ilhós, rosca, entre outros.

Conclusão

Podemos concluir que este tipo de conector é o mais usado no Brasil, pois os aparelhos comprados aqui, quase sempre possuem este tipo de entrada ou saída. Com isso, o preço tende ser mais em conta, comparado com os conectores de engate rápido. Além de possuir um uso mais seguro.

Deixe uma resposta