Conector tipo F conexão rápida

Em nossa última postagem começamos a analisar os conectores do tipo F. Observamos que existem conectores de rosca e conectores de engate rápido.

Nessa postagem iremos analisar os conectores do tipo F de conexão rápida. Verificar quando e como podemos utilizá-los.

Conector tipo F conexão rápida

Em termos gerais, um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais (por exemplo, entre um computador e um periférico).
Já os conectores F, são tipos de conectores para o cabos coaxiais de rádio frequência, comumente usados em televisões com antenas terrestres VHF/UHF, TV a cabo, TV por satélite, entre outros.

Foi inventado por Eric E. Winston em 1950, enquanto trabalhava para Jerrold Eletrônica no desenvolvimento da TV a cabo.
Quando se fala em conectores do tipo F de engate rápido, temos um conector não muito usual para os antenistas. Raros são os momentos que devemos utilizar este tipo de conector, pois na maioria das vezes usamos os conectores tipo F de rosca.
Se analisarmos bem, quase não se encontra este tipo de conector F, pois a maioria são denominados por vendedores e fabricantes como adaptadores. Mas se observarmos a descrição de conectores elétricos, percebemos que os adaptadores podem ser vistos como conectores, pois ligam um ponto a outro(s), tanto é, que alguns vendedores anunciam como “adaptador conector F“. Mas se  observarmos os adaptadores, estes convertem uma entrada para outra diferente, entre mesmos conectores, ou entre conectores diferentes. Cada vez que usamos adaptadores, mais perda de sinal temos.
Quando se fala em conector sem adaptação, é quase impossível encontrá-los, pois as buscas retornam adaptadores e dificilmente um “conector de engate rápido”.
Para se ter uma ideia, em minhas buscas, encontrei apenas 1 conector tipo F de engate rápido.

Conector tipo F rápido
Conector F rápido rosca cable 6,4 mm para cable RG.

Como vocês podem ver na imagem acima, não existe rosca neste tipo de conector. Mas o problema da descrição dos anúncios, é que este não especificam corretamente o conector. Pois, em um momento descreve que este era de rosca, não necessitando de alicates. Mas em outros momentos, tanto nas Tags, quanto nas categorias, descreve o conector como crimpar. Assim, podemos comprar esse tipo de conector erroneamente, pois não existe uma concordância no anúncio.
Perceba que o anúncio, não descreve quais tipos de cabos coaxiais servem para este conector, nas tags descrevem RG11, mas na descrição diz o diâmetro do cabo, que é de 6,4mm.

Este tipo de conector, não é muito usual no Brasil, por isso a dificuldade em encontrá-lo. Em minhas situações diárias, usei apenas 2 vezes. A primeira vez, foi em meu localizador de satélite, este possui um cabo do tipo, onde posso colocá-lo e removê-lo com facilidade e rapidez. Assim, não estrago a emenda do localizador e nem retiro o LNB da posição, pois isto pode acontecer quando tentamos remover o conector com rosca.
Se analisarmos a situação acima, observamos que este tipo de conector é bem vindo em situações rotineiras, onde você deve conectar e desconectar um cabo com frequência.
Perceba ainda, que não compramos este tipo de conector para fazer o cabo, compramos o cabo pronto, contendo 1 a 2 metros.
Cabos com conectores F rápido
Cabos com conectores F rápido.
A segundo vez que utilizei este tipo de cabo, foi quando comprei um aparelho que veio com uma entrada para este tipo de conector. Como ele não é usual no Brasil, tive muitas dificuldades para encontrá-lo. Comprei adaptadores que não encaixavam na entrada do aparelho, pois o diâmetro era um pouco maior. Logo depois, comprei dois cabos prontos com conectores tipo F de engate rápido e isso foi minha salvação, um cabo não encaixou, por conta do diâmetro e o outro deu certo. 

Conclusão

Podemos concluir que conectores tipo F de engate rápido, podem ser uma boa em determinadas aplicações, principalmente as que devemos adicionar e removê-las com frequência. Mas, qualquer esbarrão pode ser um problema, pois pode retirá-lo, pelo fato de não ter rosca e algumas vezes ficar frouxo por conta do diâmetro.

Deixe uma resposta