Conectores tipo F

Em nossas últimas postagens falamos um pouco sobre alicates para conectores tipo F. Dando sequência nos materiais básicos para o apontamento de antenas, irei mostrar alguns pontos que devemos levar em consideração durante  a compra ou uso de conectores do tipo F.

Conectores tipo F

Em termos gerais, um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais (por exemplo, entre um computador e um periférico).

Já os conectores F, são tipos de conectores para o cabos coaxiais de rádio frequência, comumente usados em televisões com antenas terrestres VHF/UHF, TV a cabo, TV por satélite, entre outros.

Foi inventado por Eric E. Winston em 1950, enquanto trabalhava para Jerrold Eletrônica no desenvolvimento da TV a cabo.

Para comprarmos conectores tipo F, existem muitos detalhes que podem ser levados em consideração. O primeiro ponto, é o fato de existir conector F de rosca e conector F rápido. Podem existir outros conceitos, mas os desconheço no momento.

Conectores tipo F rápido e com rosca

Conectores do tipo F
Conectores do tipo F

Perceba que os conectores F com rosca, obrigatoriamente você terá que rosqueá-lo. Já os conectores F de conexão rápida, não existe essa necessidade, pois não existe rosca neles, basta encaixá-los.

Os conectores de encaixe rápido são menos frequentes na instalação de antenas.

Tipos de conectores F

Tipos de conectores F com rosca
Tipos de conectores F com rosca.

Outro ponto, são os tipos de conectores F, ou seja, existem dentro desses conectores, exclusivamente nos conectores com rosca, uma outra divisão.
Nessa divisão, encontramos conectores tipos: compressão, cônico, crimp, ilhós, rosca e auto-instalação. Esses são apenas alguns que separei, com certeza existem outros e que não foram citados.

Termos em cada tipo de conector

Dentro dessa divisão, podemos fazer outras divisões, um exemplo seria em conectores de compressão, onde recebem conceitos como: compressão profissional, compressão standard, compressão dupla vedação, entre outros. Nos demais conectores, também podem existir esses tipos de divisões, mas isto depende de cada fabricante, alguns inserem palavras como “níquel, O’ring, Gel”. Todos estes se referem a melhorias em determinados pontos do produtos.

Conectores de compressão divisões
Conectores de compressão divisões.

Tipos de cabos

Tipos de cabos
Tipos de cabos.
Por último, acredito que seja o mais importante, são os tipos de cabos. Não basta comprar o conector tipo F, temos que saber qual cabo iremos usá-lo. Pois cada cabo possui suas especificidades e por isso possuem conectores específicos.

Conclusão

Podemos concluir a existência de diferentes termos dentro dos conectores do tipo F, verificando a importância do conhecimento de cada termo, pois isso pode determinar uma boa compra.

Deixe uma resposta