Cuidados para uso do inclinômetro

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Em nossa última postagem falei a respeito do inclinômetro no apontamento de antenas. De uma forma geral, tentei mostrar o que é um inclinômetro. Nesta postagem irei apontar alguns cuidados que devemos tomar antes de usarmos o inclinômetro.
Para entendermos o que é um inclinômetro, recomendo a leitura das seguintes postagens:

Cuidados para o uso do inclinômetro

O inclinômetro é um instrumento muito útil para o apontamento de antenas. Com ele podemos facilmente encontrar diversos satélites no céu, pois ele nos fornece com uma boa precisão a elevação da antena no momento do apontamento.
Então, não adianta termos um inclinômetro e não tomarmos alguns pequenos cuidados, que nos trarão um melhor apontamento de nossas antenas.
Para melhor entendermos o que estou falando, irei dividir em alguns pontos, onde destaco os dados de elevação de antenas, os tipos de inclinômetros, tipos de antenas  e local de verificação da elevação.

Dados de elevação de antenas

O primeiro ponto, é a obtenção dos dados para a elevação de nossas antenas. Este pode ser encontrado em nosso próprio site, onde nos é fornecido os dados de elevação, azimute e inclinação do LNB.
Basta digitar sua cidade e colocar o marcador em sua casa, ou não, pois dificilmente iremos encontrar uma diferença de 1º em uma mesma cidade.

Inclinômetros digitais e analógicos

Após calcularmos os dados de elevação da antena, devemos verificar se nosso inclinômetro é analógico ou digital, como foi falado na postagem passada. Os inclinômetro digitais, tendem a ser mais precisos, mas não vejo nenhum grande problema se usarmos um inclinômetro analógico, pois é este que eu uso e recomendo. 
Assim, as diferenças entre um inclinômetro analógico para um digital, devem girar em torno de 1°. Para o apontamento de antenas, é uma diferença enorme, pois pode ser o apontamento fino que podemos perder. Mas para não deixar você preocupado, devemos levar em consideração o apontamento fino, que nunca bate com os dados oferecidos por cálculos obtidos em outros sites. Então, quando realizamos um apontamento fino, sempre irá passar alguns graus dos resultado obtidos por determinados sites, nenhum dado é preciso, pois existem diversos fatores que influenciam no apontamento, o que vejo como principal são as antenas, pois cada uma possui suas peculiaridades.

Antenas Offset e Focal Point

O terceiro ponto que devemos nos atentar, é a verificação se as antenas são Focal Point ou Offset. Antenas OFFSET possuem uma estrutura diferente das antenas FOCAL POINT, com isso a elevação é diferente e o uso do inclinômetro deve ser diferente.
Abaixo podemos visualizar a diferença entre esses 2 tipos de antenas parabólicas:

Elevação Antena Offset e Focal Point
Vejam a diferença entre uma antena focal point e offset em relação a um mesmo satélite.

A antena offset apontada para um mesmo satélite que uma antena focal point, possui uma menor elevação, pois o LNBF não fica no centro da antena, os feixes devem ser direcionados para o LNBF.

Verificar a elevação com um inclinômetro

O quarto cuidado que chamo a atenção e o mais importante, é o local que iremos realizar a verificação de elevação com o inclinômetro. Sempre verificamos atrás do prato, pois é um local que fazemos a elevação. Mas, o local onde fica o ângulo de elevação obtidos por qualquer site, é o feixe eletromagnético do satélite em relação ao plano horizontal do local.
Assim, os dados obtidos pelos sites, nunca batem com as nossas realidades, pois o ângulo é em relação ao feixe e não em relação a antena.
Angulo de elevação inclinômetro em relação ao feixe
Ângulo de elevação do feixe é o mesmo, mas no inclinômetro são diferentes.

Além desse cuidado, lembro que a maneira da antena está apontada, principalmente as offset, influenciam no resultado do inclinômetro.  Mas esta discussão deixo para uma próxima postagem, onde irei dar mais detalhes de como utilizar nossos inclinômetros.

2 comentários em “Cuidados para uso do inclinômetro

  1. joão pita says:

    Amigo muito bom, sua instrução, tenho um igual a este do desenho, qual o local certo de colocar ele para se saber o angulo certo , ex: localizar o 58 W, sendo que a elevação seria 59.1, segundo em alguns site subtraio por 22, li o seu e me parece se eu entendi bem soma-se, resumindo para se entender melhor, 1º Qual local exato que devo colocar o inclinometro ? 2ª qual parte do inclinometro devo colar na antena ? 3º qual seria o numero exato que teria que dar no inclinômetro para ficar apontada para o 58 W ? obrigado

Deixe uma resposta