Decapador de cabo coaxial

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Todos que realizam apontamentos de antenas devem ter ouvido falar em decapadores ou descascadores de cabos coaxiais.

Decapador de cabo coaxial

Decapador de cabo coaxial
Decapador de cabo coaxial.
No mercado atual existem diversos decapadores de cabos coaxiais; eles são utilizados para realizar cortes nos cabos coaxiais que iremos utilizar conectores. Dependendo do decapador, eles removem capas de 4mm a 12mm, podendo ajustar o corte com um chave hexagonal ou philips.
Uma dessas marcas de decapadores descreve seu produto da seguinte maneira:
Utilizado por exigentes técnicos instaladores é a melhor opção para se obter cortes precisos de cabos coaxiais e garantir as distâncias padrões para uma boa conectorização.

Podem ser projetados para cabos RG-58/59/62/6/6QS/3C/4C/5C, STP/UTP, cabos de áudio, flat, wire 2P/4P/6P/8P, entre outros. Além da função principal de decapador, eles são utilizados para cortar.
Como aplicação é definido por um dos fabricantes como:

Utilizada nas conectorizações de cabos coaxiais em redes de tv a cabo, satélite (DTH), MMDS, sistemas coletivos prediais e residenciais de tv digital e sistemas de segurança de circuito fechado de tv.

Estilete para decapar cabos coaxiais
Estilete para decapar cabos coaxiais.

Além dos decapadores, muitos instaladores utilizam estiletes ou facas. O uso desse tipo de material, não corresponde a uma péssima aplicação, pois é possível realizar uma boa conectorização. Não vejo como uma má prática, mas tenho um melhor olhar em decapadores do que em facas e estiletes, pois consigo decapar um cabo coaxial em poucos segundos, não que com esse tipo de material demore mais tempo, pois depende da prática.
Mais detalhes do uso dos decapadores é encontrado nesta postagem:
Como usar o decapador de cabo coaxial?

Conclusão

Um determinado fabricante de decapadores, informa que 90% dos erros de instalação são provenientes de conectorização e conexão de cabos coaxiais. A conectorização é a aplicação de conectores em um ou mais cabos, essa aplicação demanda um decapamento, mostrando sua importância  e a importância de um bom material em suas aplicações. Pois realizar a conexão de qualquer maneira pode trazer problemas futuros.

Deixe uma resposta