Declinação magnética

Em nossa última postagem para o blog, falamos sobre a diferença entre azimute verdadeiro e azimute magnético e fizemos uma pequena introdução sobre o que é declinação magnética.

Hoje iremos, falar sobre a declinação magnética, que nos ajudará a entender as diferenças entre os dados obtidos em alguns sites, como o azimute verdadeiro e azimute magnético e o porque da diferença entre eles. Mas antes recomendo a leitura das seguintes postagens:
Declinação magnética é o ângulo formado entre o Norte Geográficoe o Norte Magnético, sempre expresso em graus. Assim, os meridianos sempre vão de encontro ao polo norte verdadeiro (geográfico); e a bússola “aponta” para o norte magnético
Esse norte verdadeiro (geográfico), ele representa o eixo de rotação do planeta. Então uma declinação positiva, significa que o norte magnético está desviado do norte verdadeiro no sentido horário. Já, a declinação negativa ou oeste significa que o norte magnético está desviado no sentido anti-horário.
Declinacão magnética positiva e negativa

A declinação magnética é inconstante, não existe uma fórmula correta, cada localização vai possuir uma diferente declinação magnética, a cada dia essa declinação é modificada. Assim, de um estado para o outro a declinação magnética pode ser grande. 

Além dessas diferenças, existem outros fatores que contribuem para estes números. Veja a declinação magnética para o Brasil em 2012, apresentada na imagem abaixo:
Declinação Magnética 2012 Brasil
Quando nós temos os resultado obtidos por sites da internet, temos que analisar alguns pontos. Na minha região a declinação é -23º W, assim, se eu estivesse apontando uma antena para o satélite C2 (70ºW), o azimute magnético seria maior que o azimute geográfico no resultado obtidos por sites de cálculos de antenas. Veja na imagem abaixo, onde é mostrado com exatidão oque estou dizendo.
Então, em nossa situação diária de apontamento de antenas, eu ficaria apenas com os dados do azimute magnético, mas dependendo da situação, pode ser que seja necessário o uso do azimute verdadeiro (geográfico).
Declinação Magnética
Agora, você tem conhecimento suficiente para entender a declinação magnética e interpretar os dados obtidos por diversos sites na internet, que sempre nos fornecem dados distintos do azimutes magnéticos e verdadeiro.

Deixe uma resposta