Detectando problemas através do sinal de Força e Qualidade

Detectando problemas através do sinal de Força e Qualidade

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Sempre que instalamos antenas para banda C e Ku, podemos enfrentar problemas diversos durante, ou após a instalação. Imaginem a situação, onde você acredita ter feito tudo corretamente, mas na hora de localizar o TP, não aparece nenhum sinal, ou quando chegamos em uma casa para concertarmos a instalação, e novamente nenhum sinal é encontrado.

O Antenista que faz este tipo de instalação e manutenção, não pode ficar perdendo tempo, pois todos sabemos que tempo é dinheiro. Para isso, o localizador de satélites pode nos ajudar a resolver diversos problemas quando vamos a campo, apenas pelos sinal de força e qualidade, podemos dar um diagnóstico da situação a ser enfrentada.
Assim, irei dar exemplos em duas situações distintas, uma durante a instalação e outra na manutenção.
Todos sabemos que os melhores localizadores possuem barras de Força e Qualidade, ou então os valores referentes as mesmas.

Caso tenha feito todas as conexões, ou tenha que fazer manutenção, a primeira coisa que devemos analisar são estas barras. Elas podem indicar três estados diferentes. Mas nunca se esqueça de escolher um TP válido.

Barra de Força e Qualidade
Barra de Força e Qualidade

– Localizar de satélites com valores na barra de força e qualidade, podem indicar apenas falta de um apontamento fino. Daí fica por sua escolha qual o melhor Tp para sua região. Eu começaria mexendo no LNB Skew, caso este não melhore, passaria para o azimute e posteriormente para a elevação. Até conseguir uma qualidade significativa no localizador de satélites.

Mas existem casos, que o sinal permanece baixo, onde devemos trocar por uma antena com maior ganho, entre diversas outras opções de melhorias.

Barra de Força
Barra de Força

– Caso sua antena apresente sinal de Força, mas nenhum sinal de qualidade. Isso pode indicar que a antena não esta apontada corretamente para o satélite. Nesta situação, você deverá realizar uma apontamento fino, semelhante a primeira opção. Eu geralmente inicio pelo azimute, passo para elevação e finalizo com o LNB Skew.

Sem Força e Qualidade
Sem Força e Qualidade

– A terceira dica, é a que mais acontece e que nos faz perder mais tempo. É quando as barras de Força e Qualidade não mostram nada. Neste tipo de situação, devemos desconfiar de tudo o que foi feito na situação em específico. Mas devemos ter em mente, que o principal problema não é o apontamento.

Problemas na instalação de antenas
Problemas na instalação de antenas

Dessa forma, é indicado a verificação da conexão no localizador de satélites (1). Feito essa analise e nenhum erro encontrado, devemos passar para as emendas (2) e chaves (2), pois estas costumam dar muitos problemas. Se não existir emendas, ou nenhuma está com defeito, passe para as chaves, onde deverá tentar fazer a troca da mesma, ou conexão direta, usando ou não uma emenda.

Nada resolvido, devemos verificar a conexão com o LNB (3). Se não for encontrado problemas, devemos refazer os conectores (4). Eu recomendo que faça um por vezes, sempre verificando o nível do sinal de força. Isso prossegue até encontrar o problema nos conectores. Caso o problema não seja conector, devemos fazer a troca do LNB (5). Se o problema persistir, você tem apenas 2 opções, que são a antena e o cabo. Eu logo descartaria a antena nessa situação, pois LNB conectado, mesmo sem antena possui sinal de força (Veja a imagem abaixo). Porém, o cabo pode vir a dar problemas, mas deve ser algo extremamente raro, pois nunca vivenciei algo do tipo (6).

Sinal de força sem antena
Sinal de força sem antena

Por fim, o que sobrou foi o localizador de satélites (7). Mas nas situações apresentadas acima, apenas em uma instalação nova isso poderia acontecer. Pois do contrário, o receptor daria algum sinal de “vida”.

Conclusão

Como vocês podem analisar, um localizador de satélites pode nos trazer muitas informações pertinentes sobre os problemas na instalação. Basta analisarmos os sinal de força e qualidade para resolvermos todos eles.

4 comentários em “Detectando problemas através do sinal de Força e Qualidade

    • Admin says:

      Boa noite Brunno Alves. Sim, algo errado é 0% de qualidade. Eu verificaria o TP, pois um TP inválido, vai lhe dar muitas dores de cabeça. Mas se atente, que mesmo você achando que a elevação e o azimute estão corretos, isso não é uma certeza, pois apenas quando encontrar a qualidade, você terá certeza que esta no caminho, pois como sabemos 1mm é muita coisa no apontamento de antenas… ATT

  1. ACacio says:

    Saudações Antenado. Nos apontamentos que faço costumo obter 50 de força e 80, 90 de qualidade. Tem como melhorar o valor obtido na força? Minha antena tem 1,90 e o receptor é um Elsys Satmax Hd.

    • Admin says:

      Boa noite ACacio. Isso é complexo de responder, pois dependerá da maneira que programaram seu receptor. Cada aparelho retorna um valor de qualidade e força. ATT

Deixe uma resposta