Diferença entre azimute verdadeiro e magnético

Em nossos últimos tutoriais estamos falando sobre bússolas, onde temos um conteúdo muito completo a respeito. Quem teve tempo para ler estas postagens, já estão conscientizados e sabem da importância da bússola para o apontamento de antenas.

Iniciamos falando sobre a história da bússola e tentamos direcionar o uso da bússola com o apontamento de antenas. Após esta introdução, começamos a falar sobre os tipos de bússolas e logo depois falamos sobre as partes de uma bússola magnética.
Hoje irei explicar várias dúvidas que nos cercam em relação ao título da postagem. Pois como será explicado em nossos próximos tutoriais, existem sites que disponibilizam dados para o apontamento de antenas; e alguns desses dados são o azimute verdadeiro, também conhecido como azimute geográfico e o azimute magnético. Após receber estes dados você deve estar se perguntando, para que serve e como usá-los para apontar minhas antenas com uma bússola.

O que é norte verdadeiro ou norte geográfico?

Poucos sabem, mas existem 3 nortes na cartografia: norte verdadeiro (geográfico), norte magnético e norte da quadrícula.

O norte verdadeiro (geográfico), é aquele indicado por qualquer meridiano geográfico, ou seja, na direção da rotação da Terra.

Como podemos ver na imagem abaixo, ela mostra claramente a diferença entre norte verdadeiro (geográfico) e norte magnético.
Norte verdadeiro

O que é norte magnético?

O norte magnético, é a direção do pólo magnético, indicado pela agulha imantada de uma bússola. Em geral, esta não é exatamente a direção do Polo Norte magnético, pois existem fatores em função do local da superfície terrestre.

Norte magnético

O que é azimute?

O azimute é o ângulo formado entre o Norte e o alinhamento. Esse ângulo varia de 0º a 360º e é contado no sentido horário. Originalmente, representa uma direção definida em função de sua separação angular a um ponto de origem, o Norte astronômico.
Agora voltando para o apontamento de antenas, sempre nos é fornecido o azimute verdadeiro (geográfico) e o azimute magnético. Em inglês eles são escritos da seguinte maneira:
  • Azimuth (true) –  Azimute verdadeiro ou azimute geográfico.
  • Azimuth (magnetic) – Azimute magnético.
Como explicado acima, o azimute verdadeiro (geográfico) se refere ao norte geográfico, já o azimute magnético se refere ao norte magnético. A diferença entre eles formam a declinação magnética, é levado em consideração o eixo de rotação da terra (azimute verdadeiro) em relação ao eixo magnético. Por isso, temos um diferença de graus entre esses 2 nortes. 
Como estamos situados no Brasil, o país é muito grande. Então a declinação magnética em minha região fica em torno de de -23.4º W, mas temos que analisar a posição do satélite para o norte geográfico e norte magnético e a nossa geolocalização, assim obteremos os dados corretos para apontar nossas antenas.

Deixe uma resposta