Elevação para apontar antenas

Em nossa última postagem sobre inclinômetro, falei sobre alguns cuidados que devemos tomar quando formos usar o inclinômetro. Um desses cuidados é a verificação da elevação, que iremos analisar com mais detalhes nessa postagem.

Muitas vezes quando não temos experiência ou não conhecemos a localização de determinado satélite, usamos o inclinômetro para fazer o apontamento. Como já foi explicado em outras postagens, ele facilita a vida do apontador, pois conseguimos localizar um satélite com mais facilidade.
Mas todas as vezes que apontamos usamos o inclinômetro atrás da antena. Não é errado, mas temos que nos atentar a um detalhe que poucas pessoas sabem, o ângulo de elevação da antena, que nos é fornecido por diversos sites, faz referência ao feixe eletromagnético em relação a horizontal do local que antena está, ou seja, não é o ângulo da antena e sim o do sinal que chega do satélite até a antena.
Vejam na imagem abaixo, que foi demostrado o que estou falando: 
Angulo de elevação inclinômetro em relação ao feixe
Ângulo de elevação do feixe é o mesmo, mas no inclinômetro são diferentes.

Reparem que antenas focal point possuem uma elevação diferente das antenas offset, isso acontece pois o LNB fica em um local diferente em comparação a antena focal point. Para manter o sinal prevalente no LNB, o refletor da antena possui uma profundidade diferente, pois o sinal deve chegar e ser direcionado para o LNB. Tanto é, se analisarmos o cálculo da distância focal é diferente entre esses 2 tipos de antenas parabólicas.

Então, todas as vezes que verificamos a elevação, usamos dados de sites pela internet; e esses dados são referentes a elevação do sinal. Se usarmos o inclinômetro na parte de trás da antena, nós não verificamos a verdadeira elevação, pois estamos verificando a elevação do refletor.
Para consertarmos isso, devemos realizar alguns cálculos, mesmo com estes, podemos não obter os dados precisos, pois existem diversos fatores que podem influência no sinal.
Elevação Antena
Elevação em graus em diversos pontos da antena.

Como vocês podem ver na imagem acima, uma antena focal point mostraria 60º de elevação se nós colocássemos o inclinômetro atrás. Agora, se fizermos os cálculos em nossa página de cálculos, obteríamos 30º de elevação.

Assim, sempre que realizarmos o cálculo em nossa página, obtemos o valor da elevação do feixe e não do refletor da antena. Para conseguirmos obter a elevação do refletor da antena, temos que diferenciar entre Focal Point e Offset.
Focal Point:  90 – Elevação do feixe = Elevação do refletor
Offset: (90 – Elevação do feixe) + (±22º) = Elevação do refletor
O cálculo da offset possui problemas, pois ele depende do tamanho da antena. Assim antenas de ± 60cm possuem uma compensação de ±22º; e antenas de ±90cm possuem uma compensação de ±24º, esses valores podem variar de menos 22º, a mais de 30º dependendo da marca e do modelo da antena.
Assim o fabricante determina essa adição, pois cada antena é única de acordo com padrão da marca. Já tive antenas de “60 cm” offset, com tamanhos diferentes do prato, influenciando no DEPTH da antena, ou seja, na profundidade.
Para verificarmos o cálculo feito acima para antenas offset, eu indico a parte que o LNB reflete na antena, tende ser no local onde ficam os 4 parafusos. Mas existem pessoas que colocam no braço da antena, na parte de trás do LNB e outras adicionam uma barra de ferro, ou qualquer outro material plano na frente do refletor, realizando a medida. Mas tudo vai depender da marca e modelo da antena.
Inclinômetro antena offset
Local onde meço os graus do inclinômetro em uma antena offset.

Outro ponto que modifica o valor de elevação do refletor, é a posição da base, ou seja do pedestal. Este deve estar alinhado com uma linha presa a um objeto (arruela), ou com inclinômetro marcando 90º. Obviamente, nem todas as instalações irão nos oferecer um nivelamento do tipo, pois em algumas situações temos que inclinar o pedestal.
Em minha casa faço isso por conta de uma calha, onde existe uma inclinação do pedestal, modificando todos os resultados de apontamento da antena, não conseguindo obter o mesmo valor de sinal, comparando uma base alinhada na vertical.

Nivelar antena Offset com uma linha ou com o inclinômetro.

Além do que foi falado, temos que observar se a inclinação é negativa ou se ela se aproxima de 0º. Quando isso acontecer, o suporte de mastro irá atrapalhar na inclinação. O que você pode fazer é inverter o refletor no caso de antenas offset, ou fazer uma adaptação no pedestal em antenas focal point.

Estamos chegando ao final dessa postagem, mas nas próximas postagens irei mostrar como usar um inclinômetro em uma antena offset e em uma antena focal point.

Deixe uma resposta