Girar LNBF 180º

Girar LNBF 180º

O padrão dos LNBFs brasileiros trazem duas sondas, uma vertical e outra horizontal. Até então, desconheço algum LNBF C ou Ku que tenha apenas uma sonda de fabricação.

Dessa forma, todos os cálculos remetem o LNB Skew padrão, -90º ou +90º, onde ao girarmos as sondas 180º (Meia lua), conseguiremos os mesmos resultados.

Existem postagens no blog a respeito, onde a imagem que melhor representa é esta:

LNBF invertido 180º
LNBF invertido 180º.

Os resultados de força e qualidade sempre serão os mesmos, ou seja, não existe melhorias. Talvez apresente alguma diferença por conta da posição do LNBF, que nunca será a mesma.

Assim, não via motivos para utilizar este tipo de inversão. Mas, realizando testes para um Kit Carona na banda C, eis que surge uma funcionalidade para mesma.

Vejam a imagem abaixo, ela demostra que a parte eletrônica do LNBF com um LNB Skew normal em um Kit carona, ocupa o espaço do LNBF central, fazendo com que não obtenha o melhor resultado.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

LNBF no kit carona
LNBF sem giro no kit carona.

Percebam que eu poderia girar 180º o LNBF central, mas minha antena esta “empenada”, com isso o melhor resultado não se encontra no centro do prato. Dessa forma, o espaço ocupado pelo carona, é onde obtenho a melhor performance no LNBF central. Além desse LNBF ser de 70 dB de ganho, tendo a parte eletrônica maior do que as dos outros LNBFs, complicando a instalação em Kits caronas.

Para resolver este problema, bastou girar 180º o LNBF, e pronto, obtive o espaço necessário para finalizar meu Kit carona.

LNBF no Kit carona giro de 180º
LNBF no Kit carona giro de 180º.

Por fim, lembro vocês que o ocorrido foi em uma antena Telada de 220 cm na banda C. Mas casos parecidos podem ocorrer na banda Ku, dependendo do LNBF. E outra solução, é a inversão de polaridade em LNBFs banda C multiponto.

Conclusão

Podemos concluir que o giro do LNBF em 180º pode ser uma ótima alternativa no uso de Kits caronas, pois pode desocupar o espaço de outro LNBF.

Deixe uma resposta