Inclinômetro em antenas focal e offset

Inclinômetro em antenas focal e offset

Há alguns meses venho descrevendo como realizar cálculos de elevação do inclinômetro na banda C e KU. Tanto é que existem diversas postagens a respeito no blog:

Assim, temos poucas coisas para descrever sobre inclinômetros. Mas no dia 14/08/2016, foi lançado o SATF 2.3. Esta versão ganhou melhorias na janela inicial de cálculos. Uma dessas foi a remoção da opção do Azimute Verdadeiro , que não é utilizado no apontamento de antenas, e a adição dos campos  “Inclinômetro (Focal)” e “Inclinômetro (Offset)”.

INCLINÔMETRO FOCAL E OFFSET
INCLINÔMETRO FOCAL E OFFSET

Estes valores sempre existiram no SATF, desde a versão 1.0. Mas agora eles estão presentes nas configurações e na janela instantânea. O mesmo ocorre com o “Azimute Verdadeiro“, que deixou a janela instantânea, mas continua existindo nas configurações.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

O fato é que esta opção traz maiores vantagens no apontamento de antenas, facilitando a vida dos antenistas e satentusiastas que não sabem realizar os cálculos, ou que desejam algo mais cômodo.

Na postagem abaixo descrevo mais sobre estes cálculos, visto que demandam um conhecimento para a realização de um apontamento de antena correto.

Link para o SATF no site:

Conclusão

Podemos concluir que o SATF acertou na inserção dos dados do inclinômetro focal e offset na janela instantânea, visto que estes se diferem da elevação, e trazem muitas complicações no apontamento de antenas.

2 comentários em “Inclinômetro em antenas focal e offset

  1. Genario Agostinho Antunes says:

    Caros

    Entrei no link acima e testei alguns satélites para Belo Horizonte e os valores estão totalmente errados. No caso do Starone C2, o mais conhecido, o cálculo indica focal a 37,70 quando o correto é 52 graus e o off set indicado é 57,91, quando o correto é 30 graus. Mesmo cálculo errado aparece ao calcular a posição para Intelsat 11…

    • Admin says:

      Boa noite Genário. Muito bom que você retornou a comentar no blog, e melhor ainda que esta reportando uma indiferença no cálculo realizado em sua localização no SATF, isso irá nos possibilitar realizar melhorias.

      Em relação a sua pergunta, nós já debatemos nesta postagem:

      http://antenado.fefico.com/calculos-para-elevacao-de-uma-antena/#comment-12

      Eu moro em torno de 300km da sua região, e para mim este cálculo é usual. Vejamos, estes valores de inclinômetros, são diferentes do valor elevação. Estes remetem ao inclinômetro atrás da antena, ou seja, quando colocar este em sua antena offset ou focal

      Endereço: Ave Dos Andradas em frente ao numero 220 – Centro, Belo Horizonte – MG, Brasil
      Satélite: 70W STAR ONE C2
      Elevação: 52.3º
      Inclinômetro (Focal): 37.70º
      Inclinômetro (Offset): 57.91º

      Peço que adicione o inclinômetro em suas antenas, para que possamos analisar possíveis erros do SATF.

      Existe esta postagem que pode trazer alguns exclarecimentos:

      http://antenado.fefico.com/inclinometro-offset-e-focal-no-satf/

      Aguardo retorno…
      ATT

Deixe uma resposta