Inclinômetro no apontamento de antenas

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Para apontarmos uma antena Banda C ou KU, necessitamos de diversos materiais que dizemos ser básicos, ou seja, materiais usuais durante o trabalho ou testes.

Um desses materiais, é a inclinômetro ou clinômetro ou medidor de inclinação, que é muito útil para apontarmos antenas tanto Banda C quanto Banda Ku e também Banda Ka, que não é tão utilizada no Brasil. Assim, todos que apontam antenas já devem ter ouvido falar sobre inclinômetro ou clinômetro, e quais os benefícios para o apontamento de antenas.

O que é inclinômetro ou clinômetro?

Para os que não conhecem  o inclinômetro, ele é simplesmente um instrumento plástico com uma base magnética, é usado para medir o ângulo ou declividade de um plano ou linha inclinada em relação ao horizonte. Contém uma escala graduada para leituras exatas de 0º a 90º em qualquer quadrante, graduação  de 1 grau, deixa as mãos livres quando usado e mede qualquer ângulo em passo e inclinação. Assim me refiro a um inclinômetro analógico, pois no mercado atual existem inclinômetros digitais, que podem ser mais precisos, mais práticos na realização de leituras e com outro pontos positivos em relação aos modelos analógicos, mas com um preço mais elevado.

Inclinômetro comum

Inclinômetro analógico

Inclinômetro Digital

Inclinômetro Digital

Como podemos ver, cada inclinômetro possuí suas peculiaridades, pois sempre um modelo vai ter algo que pode diferenciar de outros modelos, mas a ideia é sempre a mesma, verificar o ângulo de inclinação.

Para os que apontam antenas, ele é muito útil, pois conseguimos elevar nossas antenas com mais facilidade, pois ele mostra o ângulo de inclinação. Você obtêm esses dados em sites pela internet, e logo depois faz um cálculo e adiciona a inclinação em sua antena.
Para maiores detalhes de como usar o inclinômetro, postarei uma nova postagem nos próximos dias.

Deixe uma resposta