Kit carona 70W, 61W e 43W na banda Ku

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Muitos satentusiastas e antenistas devem ter ouvido falar em Kit carona, mas poucos sabem realizar este procedimento.
Assim, para os poucos que não conhecem, kit carona é um material utilizado para adicionar um ou mais LNB/LNBF à uma antena. Geralmente são produzidos com alumínio e plástico, mas existem pessoas que improvisam com materiais melhores.
Nesta postagem irei mostrar um kit carona que montei a mais de 2 anos, utilizando uma antena para banda Ku de 60cm. Nela usei um Kit comprado na china, de qualidade questionável, onde adicionei lnb para os satélites Star One C2(C4) 70ªW e o satélite Intelsat 11 (43.1ªW).

Kit carona 70w, 61w e 43w
Kit carona 70w, 61w e 43w.

Percebam que o Kit carona não é artesanal. Mas apresenta problemas de ferrugens, principalmente nas peças que seguram a barra principal. O que é péssimo, pois essa ferrugem estraga todos os parafusos, sendo impossível retirá-los e muitas vezes danificando toda a peça.
Veja que a barra principal, eu utilizei um produto metálico maciço, onde nesta situação em específico, não foi pintado. Mas não traz nenhum problema a aplicação, pois é um produto de boa qualidade, diferentemente da peça original que era feita de alumínio oco, que estragava facilmente.

Kit Carona enferrujado
Kit Carona enferrujado.

Dessa forma o satélite Amazonas (61W) fica ao centro e de carona no lado direito fica o Star One C2 (70W). No lado esquerdo fica o LNB do satélite Intelsat 11 (43W), bem distante e próximo a haste principal.

Na imagem vocês podem ver que não é possível aumentar a altura do 70W e nem diminuir a altura do 43W. Eles estão no extremo do Kit carona. Além do mais, é impossível adicionar um LNB entre o 61W e 70W. Diferente do 43W e 61W, onde é possível adicionar outro LNB.
Na questão do sinal, o 70W foi possível obter em uma determinada TP 60% de qualidade, o que é uma boa, pois ele no centro, o máximo que consigo em minha localidade é uma qualidade de 72%.
Já o LNB 43W, eu não tenho os dados precisos, mas este se aproxima de 60% de qualidade em determinadas TPs, pois a perda é maior do que o 70ªW. Porém a qualidade do sinal é muito maior.
Outro ponto que destaco, é o fato do dia estar chuvoso (chuva fraca), com isso não observei o sinal picotando, sendo ótimo, principalmente em se tratar de um dia com chuva.
Mas posso destacar que mesmo o kit carona possuindo 2 anos, neste dia em que tirei as fotos, tive que realizar reparo no 70ªW, pois este não estava funcionando. Não sei dizer se isso ocorreu por conta de uma ventania ou chuva, ou por conta de um defeito encontrado em um dos conectores do LNB.
Kit Carona
Kit Carona.
Por fim, destaco que uma antena de 60cm, a distância máxima do satélite central para os demais, gira em torno de 18º a 20º, sendo influenciado por sua localidade. Dessa forma não recomendo antenistas venderem instalações de kit carona com distâncias longas, pois podem apresentar problemas em pouco tempo, principalmente comprando estes kits vendidos na China.

2 comentários em “Kit carona 70W, 61W e 43W na banda Ku

  1. Caro
    Monto kit carona há anos e te digo que se os satélites estiverem a mais de dez graus de distancia, em antenas de 60 cmts, a qualidade fica prejudicada e não é aconselhável. Já montei diversos kits e os melhores resultados são com antenas de 90 cmts. Colocar o 43 w com Amazonas 61 w fica péssimo. Entram sinais de apenas alguns tps, mas a maioria não. Monto kits em alumínio justamente para evitar estes problemas de ferrugem, que acontecem com estes kits da china…
    Faço, instalo e tenho e uso kit carona em antenas de tela. Tenho uma antena Santa Rita de 285 cmts com starone C1, Starone C2 e Starone C3, com sinais excelentes em todos os tps de todos os satélites, sem nenhuma perda.
    Parabéns pela abordagem.

    • Admin says:

      Olá Genário, obrigado por comentar. Realmente, a qualidade é muito prejudicada com kits caronas, principalmente em antenas pequenas.
      Em minha localidade não tenho problema com tps, todas entram no modo apresentado acima.
      Já estes kits chineses são péssimos, o plástico resseca, o ferro enferruja, os parafusos não enroscam e o alumínio dobra facilmente. É um produto para durar pouco tempo.
      Em relação a banda C, tenho uma antena telada de 3 metros, onde construí um trilho de 1,20m, até o momento não tentei instalar. Mas futuramente tentarei instalar dos 30 a 75 graus.
      Att

Deixe uma resposta