Kit carona em antena telada de 220 cm

Kit carona em antena telada de 220 cm

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

O Kit carona não é muito difundido na banda C, pois são poucos os que realizam tal procedimento. Consequentemente isso gera menos materiais de apoio para novos instaladores.

Afim de ajudar, irei descrever os resultados obtidos em uma antena telada de 220 cm, com algumas situações de utilização de kits caronas.

Dessa forma, para obter uma grande quantidade de satélites em uma única antena, desenvolvi meu próprio kit, podendo adicionar em torno de 5 caronas, ou mais, dependendo do tamanho do trilho a ser usado.

Para fazer uso máximo, levei em consideração o mapa de cobertura  e a quantidades de canais FTA de cada satélite. Chegando a conclusão, que a melhor opção seria adicionar o 65W ao centro. Ficando da seguinte forma:

75W – 70W – 65W – 61W – 55.5W 

KIT CARONA 220 CM - 5 LNBFs
KIT CARONA 220 CM – 5 LNBFs

Mas ao adicionar os últimos LNBFs, constatei que a distância de 10º entre o LNBF central para o último carona, possui uma perda muito grande, comparado com a banda Ku. Para minimizar este problema, comprei 2 LNBFs com 70 dB. Durante os testes, houve uma melhora significativa na qualidade do sinal, mas não foi o suficiente para obter diversos TPs. Tanto é, que nesta situação em específica, entraram apenas 2 TPs no 55.5W, o que fez com que eu revesse o satélite central, pois estava perdendo vários canais do 75W e alguns do 70W, que são os melhores satélites FTA para os brasileiros.

*Observações: Os testes realizados com os LNBFs de 70 dB mostraram um melhor rendimento em distâncias de 10º. Na situação do 61W e 55.5W, entraram 2 Tps cada, com 2 canais. Já os LNBFs de 65 dB, nenhum Tp foi encontrado em Blind Scan. Porém, são satélites que possuem algumas dezenas de canais FTA, sendo 2 canais para cada um, uma quantidade baixa.

Assim, alterei o satélite central em meu Kit Carona e sua quantidade de caronas, reduzindo para apenas 3 satélites totais, ficando da seguinte maneira:

75W – 70W – 65W

KIT CARONA 220 CM - 3 LNBFs
KIT CARONA 220 CM – 3 LNBFs

Levei em consideração os tipo de LNBFs, onde foquei na divisão do sinal para mais de um receptor, e o uso da banda C estendida, proveniente dos satélites 70W e 75W. Dessa forma, utilizei 2 LNBFs monopontos de dupla saída (65dB) com banda estendida no 70W e 75W e um LNBF multiponto de 70 dB no 65W, dando maior estabilidade.

O resultado foi excelente, consegui obter a grande maioria dos TPs, tendo vários canais FTA, sendo a melhor opção para este tamanho de antena em minha região.

Conclusão:

Podemos concluir que antenas de 220 cm possuem um melhor resultado com o uso de 3 satélites em kits caronas, com distâncias máximas de 5º.

3 comentários em “Kit carona em antena telada de 220 cm

  1. Juraci Azevedo Barros says:

    Bom dia, estou com um kit carona C1(C2)C3, numa antena de 2.40m, mais não consigo os seguintes canais, no C2 a tv mirante-S. luis e no C1 o esporte interativo que por sinal era exatamente o que eu queria com o kit carona, estes canais estão com algum problema de recepção ou será que preciso fazer mais alguns ajustes na minha antena?

Deixe uma resposta