Kit carona em antena telada de 3 m

Kit carona em antena telada de 3 m

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Kits caronas são utilizados para adicionarmos mais de um satélite em uma antena. Para montarmos este, necessitamos de uma antena que seja capaz de suportá-los, pois do contrário não encontraremos Tps.

Na internet, muitos indicam antenas grandes, pois o resultado é melhor. Diante dessa situação, irei descrever minha analise sobre o uso de um Kit carona em uma antena telada de 3 metros. Mas antes recomendo a leitura da seguinte postagem:

Como sabemos, existe lógica na fala de quanto maior a antena, maior o seu ganho. Isso já foi debatido no blog, onde mostrei os resultados dos ganhos de cada antena, de acordo com o seu tamanho.

Em meus testes, utilizei uma antena telada de 3 metros. Mas esta apresentava problemas em sua bengala, pois após muitos anos de uso, ficou presa ao prato, exigindo um corte e uma emenda para obter a distância focal correta. Porém, após este procedimento, esta ficou alguns graus fora do nível correto, trazendo problemas no uso de Kits caronas.

Para resolver parte desse problema, realizei uma solda no trilho, como já mostrado nesta postagem:

O solução foi eficaz para o uso de 2 caronas, mas caso viesse adicionar outros, poderia ter problemas, pois não estava conseguindo deixar a mesma distância dos LNBFs para o trilho.

Passado essa situação, utilizei como satélite central o 70W, tendo um resultado ótimo. Daí adicionei 2 caronas, um no 75W e outro no 65W. Os valores obtidos em determinados Tps, mostraram um ganho muito maior comparado com a antena de 220 cm.

Outro detalhe que chamou minha atenção, é a distância aceita entre os LNBFs, pois um valor de 5º, possui uma distância maior do que as antenas menores. Assim é possível obter satélites com distâncias menores, entre 2º e 3º, o que não foi possível em minha antena de 220 cm.

KIT CARONA EM UM ANTENA DE 3 M
KIT CARONA EM UM ANTENA DE 3 M

Além de aceitar menores distancia, é possível adicionar uma quantidade maior de satélites, ficando dependente dos satélites desejados e de sua localização. Em meus testes, adicionei apenas 2 caronas, mas acredito que nesta antena possa ser possível a adição de 7 a 9 LNBFs totais, pois nos testes da antena de 220 cm, foi possível adicionar 5 LNBFs com os dois últimos de 70 dB, pegando poucos canais, ficando muito dependente do satélite a se utilizar em distâncias próximas ou superiores a 10º.

Por fim, destaco que a construção do meu Kit carona estava em seu início, causando problemas na instalação, além da dificuldade encontrada para mover os caronas por conta do tamanho da antena. Por sorte, tenho em minha casa um andaime, que trouxe benefícios, mas pelo tamanho da antena, a instalação continuou prejudicada.

INSTALAR KIT CARONA COM ANDAIME
INSTALAR KIT CARONA COM ANDAIME

Conclusão:

Podemos concluir que antenas de 3 metros possuem um melhor ganho nos caronas, mas pelo seu tamanho, dificulta as instalações dos mesmos.

Deixe uma resposta