Latitude

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Latitude – Vídeo – Releitura da postagem em vídeo.

Hoje iremos falar um pouco sobre Latitude. Você pode estar se perguntando, o porquê entender o que é Latitude?
A resposta é simples. Imagine que estamos fazendo um apontamento de uma antena e necessitamos da nossa localização para calcular alguns dados. Como saberemos a inclinação, o azimute verdadeiro e magnético e o LNB SKEW sem conhecer sua latitude?
Jamais saberemos se não soubermos qual a Latitude e Longitude de nossa cidade ou localidade, pois dependemos dessas para obtermos tudo o que foi dito acima.
Alguns dias atrás trabalhei com cálculos de antenas. Eram diversos cálculos, desde apontamento, até mesmo distâncias de certas partes das mesmas. E em quase todos estes cálculos eu necessitava adicionar a Latitude e a Longitude para obter determinados resultados.
Assim, é certo que para fazermos um bom apontamento de antena, devemos saber o que é  Latitude. Mas temos que lembrar que existem diversas maneiras de fazermos apontamentos e algumas dessas não utilizam Latitude.

Latitude e apontamento de antenas

Latitude é a coordenada geográfica ou geodésica definida na esfera, no elipsoide de referência ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal superfície de referência. Inicia como 0º na linha do equador.

Imaginem da seguinte maneira: acima da linha do Equador é positivo, e abaixo da linha do Equador é negativo. Norte positivo e Sul negativo (O Brasil é negativo).
Latitude
Latitude
Diferentemente da Longitude, a Latitude possui apenas 180º, já a Longitude possuí um total de 360º. Por tempos errava essa interpretação. Mas basta lembrarmos que no apontamento de antenas utilizamos mapas planisféricos, com isso é só olharmos a linha do equador e adicionarmos 90º acima e 90º abaixo.
Latitude
Latitude.
Na questão das palavras, eu consigo diferenciar Latitude de Longitude, pois eu associo Latitude com (Altitude) e Longitude com (Longe, ou seja, algo maior 360º).

Conclusão

Podemos concluir que existe uma grande importância em conhecer o termo latitude, visto que este é muito utilizado no apontamento de antenas, principalmente durante os cálculos.

Deixe uma resposta