LNB SKEW com inclinômetro

LNB SKEW com inclinômetro

Inclinômetro é definido como designação genérica de aparelhos para medir ângulos de inclinação. Este é muito utilizado no apontamento de antenas, principalmente para visualizarmos a elevação da antena. Mas, podem ter outras finalidades durante o apontamento, algumas delas são a verificação do prumo do mastro e do LNB SKEW.

Em nossas últimas postagens, falei um pouco sobre LNB SKEW, por isso recomendo as seguintes leituras antes de prosseguirmos:

Após sabermos o que é LNB SKEW, irei mostrar a vocês uma maneira de girar nossos LNBFs para a inclinação “correta”, com base nos cálculos de sites e programas.

1 – Acesso nossa página para calcular o LNB SKEW em graus:

2 – Digite a cidade e selecione o satélite. Com isso feito, teremos os dados do LNB SKEW em graus.

Como já expliquei nas outras postagens, o LNB SKEW vai de -90º até +90º, dessa forma teremos meio círculo, ou 180º acima da linha horizontal.

*Se realizarmos a inversão de polaridade ou a inclinação de 180º do resultado do LNB SKEW, este deixará de estar acima da linha horizontal.

A) LNB SKEW na frente do prato da Antena:

LNB Skew
LNB Skew na frente da antena

B) LNB SKEW atrás do prato da Antena:

LNB Skew atrás da antena
LNB Skew atrás do prato da antena

3 – Insira seu inclinômetro no LNBF.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Como os LNBFs não são padrões, teremos grandes dificuldades de encontrarmos uma base na maioria destes. Mas, o mais importante é deixarmos  o inclinômetro e o LNBF em ““, alinhados paralelamente na vertical da elevação da antena.

LNB SKEW com inclinômetro
LNB SKEW com inclinômetro

Com a dica dada acima, qualquer LNBF pode ser utilizado, mesmo aqueles que não possuem base. Na última imagem, bastaria encostar o inclinômetro no LNBF e girá-lo para a direção correta com a angulação desejada.

Inclinar LNBF com inclinômetro
Inclinar LNBF com inclinômetro

Vejam na imagem acima onde temos 3 LNBFs diferentes, e apenas um deles possui base para a inclinação correta. Mas mesmo os outros 2 exemplos, podemos utilizar do inclinômetro para realizarmos a inclinação do LNBF, basta imaginar uma base e girá-los simultaneamente.

*Lembro vocês que existem muitos fatores que influenciam no LNB SKEW, pois mesmo o inclinômetro marcando corretamente a inclinação do LNBF; a distância focal, o prumo do mastro, entre diversos outros fatores poderão trazer  resultados diferentes do desejado. Por isso recomendo que tenha um Localizador, e chequem diversas TPs até chegar em uma inclinação que o satisfaça.

Conclusão

Podemos concluir que o inclinômetro pode nos auxiliar na inclinação do LNBF. Mas não devemos tomá-lo como base da inclinação correta, pois como vimos na postagem, existem muitos fatores que distorcem os dados do LNB SKEW.

Deixe uma resposta