LNB SKEW convertido em horas

LNB SKEW convertido em horas

LNB SKEW é um dado numérico resultante de cálculos em programas e sites. Na grande maioria das vezes, este é expresso em graus, mas existem pessoas que preferem estes números convertidos para horas, semelhante a um relógio analógico.

Caso tenham dúvidas sobre LNB SKEW, recomendo a leitura da seguinte postagem:

Logo, meu ponto de vista é que este tipo de conversão é desnecessária. Tendo a imagem de um transferidor em sua cabeça, você conseguirá inclinar seu LNBF e apontar corretamente sua antena. Lembro, que o LNB SKEW possui 180º, +90 para -90. Ainda deixo claro, que não irei utilizar dos cabos para marcas as horas, pois existem LNBFs com saídas que não condissem a este tipo de explicação. Então terei como base o ponto “0º”, que a grande maioria dos LNBFs possuem. Este ponto deve ser girado para os graus ou horas desejados, com relação a vertical da inclinação da antena.

Para convertermos, devemos realizar os mesmo procedimentos citados na postagem acima. Quando obtermos os resultados do LNB SKEW em graus, utilizamos as imagens abaixo para realizarmos a conversão em horas.

1)  LNB SKEW em frente do prato da antena:

LNB SKEW convertido em horas
LNB SKEW convertido em horas

O cálculo é simples:

  • 1 círculo possui 360º.
  • 1 hora possui 60 minutos.
  • 12 horas 720 minutos.
  • 720min / 360º = 2min por grau.

Com este cálculo, sabemos que a cada 2 minutos temos 1 grau. Assim, se uma hora tem 60 minutos, teremos 30 graus por hora.

  • 60 min / 2 = 30 graus

Em um relógio analógico, temos 5 divisões a cada hora. Isso significa que se temos 30º por hora, devemos dividir por 5. Assim teremos 12 minutos a cada divisão, ou 6º por divisão.

  • 60 min / 5 divisões por hora = 12 min
  • 30º / 5 divisões por hora = 6 graus

Dessa forma, se tivermos 30º negativos, ou 60 minutos olhando de frente para o prato, teríamos  1 hora. Caso tenhamos 36º, teríamos 1 hora e 12 minutos.

Para realizarmos o cálculo, basta digitar sua cidade e o satélite desejado. Pegue o LNB SKEW em graus no link abaixo:

Depois com este valor em mãos, faça o seguinte:

Se for negativo, multiplique o valor do LNB SKEW por 2 e divida de tal forma que a sobra vire minutos.

Ex: -54º;

  • 54 * 2 = 108
  • 108 / 60 = 1 {Sobrou 48}
  • 48 / 12 = 4

Dessa forma teríamos 1 hora e 48 minutos. Então nosso LNBF deveria estar marcando na faixa que vai de 1 hora e na ultima divisão (Quarto ponto), próximo as 2 horas.

Agora, se o valor for positivo, devemos realizar o cálculo de maneira diferente.

Ex: +40º;

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

  • 360 – (+40) = 320
  • 320 / 30 = 10 {sobrou 20}
  • 20 graus * 2 min = 40 min
  • 40 / 12 = 3,33 Ou então 20 / 6 = 3,33 , daí não precisávamos multiplicar por 2.

Assim, teríamos 10 horas e 40 minutos. Nosso LNBF estaria entre o 10 e 11, marcando o terceiro ponto, em direção ao quarto.

Todos os exemplos estão na imagem abaixo:

LNB Skew testes - Frente
LNB Skew testes – Frente

1)  LNB SKEW atrás do prato da antena:

Para os que estão atrás do prato da antena, a imagem é diferente, pois inverte os lados positivos e negativos. Vejam abaixo:

 

LNB Skew em hora - Atrás
LNB Skew em hora – Atrás

O cálculo é o mesmo, mas com os valores de acordo com o número positivo e negativo.

Ex: +26º;

  • 26 * 2 = 52 min
  • 52 / 60 = 0 {Sobrou 52}
  • 52 / 12 = 4,3

Dessa forma teríamos (0) = 12 horas e 52 minutos. Então nosso LNBF deveria estar marcando na faixa que vai de 12 horas, entre a última divisão (Quarto ponto), próximo a 1 hora.

Ex: -71º

  • 360 – 71 = 289
  • 289 / 30 = 9 {sobrou 19}
  • 19 graus * 2 min = 38 min
  • 38 / 12 = 3,16 Ou então 19 / 6 = 3,16 , daí não precisávamos multiplicar por 2.

Assim, teríamos 9 horas e 38 minutos. Nosso LNBF estaria entre o 9 e o 10, marcando o terceiro ponto, em direção ao quarto.

LNB Skew testes - Atrás
LNB Skew testes – Atrás

*Por fim, apenas iremos “fugir” destes cálculos se necessitarmos de inverter a polarização, ou algo do tipo. Onde durante a inversão, basta adicionar ou remover 3 horas (90º).

** Sem inversão de polarização, utilizamos as horas de 9 até 3 horas.

*** Este é utilizado para a polarização linear.

Conclusão

Podemos concluir que este tipo de cálculo é desnecessário, pois é mais simples utilizarmos os graus fornecidos pelo LNB SKEW.

4 comentários em “LNB SKEW convertido em horas

  1. Genario Agostinho Antunes says:

    Antenado… excelente tópico. Nas tuas dicas, tu afirma que o uso do inclinometro é dispensável e basta ter em mente um transferidor e efetuar, de memória, os cálculos, porque querendo ou não, eles são bastante simples. Mas, o postista acredita que mesmo assim, muitos enviam email e confessam que não entenderam aqueles cálculos? Então, nestes casos, o uso do Inclinometro seria mais viável, bastando apenas mostrar como se interpreta os valores apresentados pelos sites de apontamento e como utilizar o inclinometro. Acredito que em banda C seja mais complicado, devido à vasta gama de lnbfs, vendidos no Brasil, sem nenhuma norma de encapsulamento. Já no caso dos banda ku, eles normalmente e na sua maioria tem um lado chato que serve de referência para uso do inclinometro. A interpretação que faço e ensino é: visitar o site e encontarr o valor de skew e anotar, verificando se é positivo ou negativo. Se negativo, estando de frente para a antena, posicionar o Inclinometro sobre a paret chata do lnbf e girar o mesmo para a direita ou seja adiantando o relógio até o número de graus informado coincidir com a marcação na escala do inclinometro. Simples e eficiente. Nos casos de apontamento para satélites cuja leitura de skew for positiva, o número de graus deve ser encontrado girando o lnbf no sentido anti horário. Caso o postista queira, posso enviar fotos, com exemplos e que podem ser utilizadas e postadas no site. O intuito é sempre ajudar a quem gosta deste maravilhoso hobby.
    À disposição.

    • Admin says:

      Boa noite Genario… Meu modo de pensar, é que seja muito mais fácil entender o valor em graus, do que em horas, pois exige cálculos. Já os graus “não”. Divida um círculo na horizontal, a parte superior é a que iremos usar “180º”. Divida essa metade na vertical, teremos 2 partes com 90º cada. Dessa forma, acredito ser mais fácil, pois é possível imaginar e apontar corretamente. Além do mais, não existe antena perfeita. Hoje realizei testes na banda C, onde girei o LNBF e não a bengala. Dessa forma obtive bons resultados tanto LNB SKEW normal, quanto 180º de diferença, quando com a inversão do LNBF +90º e -90º. Já com o giro da bengala, o sinal foi péssimo.

      A dica que você deu, e que muitos utilizam, tanto é que existem diversas postagem a respeito, é o uso do inclinômetro. Concordo plenamente com você o que diz a respeito do LNBF banda C, pois como sabemos ele não possui uma base semelhante há alguns LNBFs da banda Ku. Mas mesmo assim, temos estes LNBF Ku da TeleSystem que não ajudam.

      Hoje eu iria escrever a postagem a respeito, mais fiquei o dia inteiro testando e fazendo kit carona para a banda C, que não tive tempo. Pois em algum comentário anterior, você havia falado a respeito do inclinômetro.

      Na questão das imagens, eu lhe enviei um e-mail antes de ontem. Talvez caiu na sua lixeira. Quando você quiser pode enviar as fotos, descreve o que fez, daí criamos a postagem ( O e-mail é aquele que lhe respondi antes de ontem, só não irei escrever aqui, por conta de spans). Amanhã tentarei fazer os testes com inclinômetro contendo fotos, e tentar encontrar uma solução com os inclinômetros que não possuem base. Daí quando enviar as fotos anexos todas elas… ATT

  2. Eu aprendi assim,por exemplo: sat/c2 skew= -72,6. / 72,6×2= -145,2 minutos ou = – 2h e 25,2 minutos.
    Como o resultado deu negativo soma-se mais 6h,portanto a posição horária do cabo do lnbf ficaria igual a 8h e 25 minutos.

    • Admin says:

      Boa noite José Gomes. O que você diz faz sentido quando os cabos estão a 180º da sonda vertical do LNBF (0º). Mas como eu disse no início da postagem, eu não recomendo essa utilização de cabos como hora, pois eles não possuem padrões. Um exemplo é na banda C, onde os cabos deixam o LNBF na parte de cima, ou quando temos alimentador duplo. Da maneira explicada acima é mais segura, quando temos o ponto zero do LNBF, pois serve tanto para banda C, quanto para banda Ku.
      Volte sempre… ATT

Deixe uma resposta