LNB SKEW na banda Ku

LNB SKEW na banda Ku

LNB SKEW é o tema mais falado no blog nos últimos dias. Muitos viram que as soluções encontradas foram: imaginar um transferidor (graus), transformar os graus em um relógio analógico (horas) e utilizar um inclinômetro.

Porém, nesta postagem irei fazer algo diferente de tudo que foi dito até o momento. Porque não utilizarmos da própria antena para inserirmos a inclinação do LNBF? Dessa forma, fica muito mais fácil para realizarmos a inclinação. Mas, a ideia aqui descrita será utilizada apenas para antenas Offset da banda Ku.

Assim, a grande maioria dos suportes para LNBF das antenas banda Ku se utilizam de uma marcação em graus, como também o próprio LNBF. Essas marcações vão de acordo com a marca e modelo da antena e do LNBF. Ex: tenho em minha casa uma antena que marca +30º e -30º em seu suporte. Já na internet, encontramos antenas que marcam valores de +20º e -20º.

Vejam na imagem abaixo, onde o suporte marca +20º e -20º e o LNBF marca +30º e -30º.

LNB Skew - Banda Ku
LNB Skew – Banda Ku

Na próxima imagem darei o exemplo contendo um suporte da antena com +30º e -30º e um LNBF de +20º e -20º, como ocorre em minhas antenas.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

LNB Skew - Ku
LNB Skew – Ku

Percebam na imagem acima, onde podemos obter os +90º e -90º do LNB SKEW, apenas utilizando as marcas do suporte e do LNBF. O suporte possui um total de 60º e o LNBF 40º. Assim, consigo obter a faixa de +90º e -90º, apenas com os dados oferecidos pela antena completa.

Perceba que houve uma folga entre 50º e 70º.  Mas, você pode concertar isso apenas com o olho, pois o LNBF  completa estes 20º, daí com o “olhômetro” você o ajeita.

O ponto mais importante de utilizar esta maneira, é você verificar se esta na frente do “prato” ou atrás. Caso esteja na frente, a direita é negativa, caso esteja atrás, a esquerda é negativa. Como explicado nas outras postagens.

Conclusão

Podemos concluir que é possível realizarmos a inclinação do LNB Skew, utilizando-se do suporte do LNBF e do próprio LNBF na banda Ku.

Deixe uma resposta