LNB SKEW

LNB SKEW

LNB SKEW ou LNB inclinado, são cálculos que geram resultados em graus, que variam de -90º a +90º para o apontamento de antenas. Estes valores são utilizados no apontamento para satélites com polarização Linear, tanto para antenas voltadas para banda C, quanto para banda Ku. Onde podemos realizar os giros do LNBF para direita quanto para a esquerda, dependendo dos resultados obtidos pelo cálculo.

Recomendo a leitura das seguintes postagens:

Como calcular o LNB SKEW?

Para realizar o cálculo, podemos acessar sites ou programas que os realizam. Existem diversos pela internet, mas no nosso site você poderá realizá-lo com mais facilidade.

1º – Acesse o link abaixo:

2º –  Escolha o satélite para o apontamento.

3º –  Digite o nome da cidade desejada.

4º –  Abaixo do mapa teremos algo como Incl. LNB ou LNB SKEW. Basta copiar número dessa opção.

5º – Com este número em mãos, devemos realizar o apontamento da antena, o que se refere a parte do LNBF.

*Este número apenas terá efeito, caso tenha feito a inclinação e adicionado o azimute corretamente.

Temos que nos atentar a dois pontos importantes no LNB SKEW.

a) Estou realizando o giro do LNBF na frente do prato da antena.

Geralmente quando apontamos antenas para a banda Ku, ou quando temos um LNBF que necessitamos de girá-lo, realizamos o giro principalmente na parte traseira ou lateral do prato da antena. Assim, esta parte geralmente vem marcada com a inscrição da posição “0º”, se não é na antena, é no LNBF.

Posição 0º LNBF
Posição 0º LNBF

Vejam na imagem acima, o LNBF a esquerda é utilizado para banda C. Este possui sua marcação “0º”, basta colocá-la na vertical, semelhante a linha em vermelho. Já o LNBF da direita, remete principalmente para a banda Ku, onde em seu “braço” fornece a informação da posição “0º” , juntamente com o LNBF. A vantagem da banda Ku, é que esta possui a marcação de “0º” no braço, o que nos dá um ponto de partida para sabermos onde é a verdadeira linha na vertical referente a esta posição.

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

A posição do LNBF com referência na parte dianteira do prato, utilizá-se da seguinte marcação para a posição negativa e positiva.

LNB Skew
LNB Skew

b) Estou realizando o giro do LNBF atrás do prato da antena.

Este tipo de giro é muito utilizado com o uso de antenas que possuem “bengalas” rotacionáveis. Um exemplo são as antenas teladas para banda C.

Devemos colocar o LNBF na posição “0º”, ou seja, na “vertical”, como no exemplo da primeira imagem.

Com isso nosso exemplo de graus positivos e negativos são os seguintes:

LNB Skew atrás da antena
LNB Skew atrás da antena

*Essa vertical que tanto cito, se refere a inclinação da antena. O lado que a antena se inclina é a posição vertical, aquela que deverá estar apontando o “0º” do LNBF em um primeiro momento.

Lembro que este tipo de inclinação do LNBF é utilizado para a polarização Linear. Já a circular não se utiliza destes dados, qualquer direção pode ser usada.

Conclusão

Por fim, deixo claro que esta é a melhor maneira para entendermos o LNB SKEW, pois algumas pessoas se utilizam de conversão dos graus em horas e outras se utilizam dos graus com o inclinômetro. Eu particularmente consigo “imaginar em minha cabeça” um transferidor, onde sei que um círculo tem 360º, deste apenas utilizo a parte que vai de “0º a 90º” e de “270º para 360º”. Assim, não utilizo da conversão em horas e nem de inclinômetros para verificar o LNB SKEW. Acredito que se entendermos as imagens acima, ele será totalmente compreensível, pois quem irá realizar o apontamento fino é você, e não há exatidão dos cálculos, pois não existe “antena perfeita”.

Deixe uma resposta