Localizador de satélite no apontamento de antenas

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Todas as vezes que realizamos o apontamento de antenas, necessitamos saber se determinada antena está com boa  intensidade e qualidade de sinal. Para que isso aconteça, necessitamos verificar determinados apontamentos com o uso de equipamentos específicos ou receptores convencionais.
Então irei fazer uma explanação geral sobre o localizador de satélite no apontamento de antenas, mas antes recomendo a leitura das seguintes postagens:

Localizador de satélite no apontamento de antenas

Para localizarmos um satélite, necessitamos de um medidor de força e qualidade, pois do contrário será impossível sabermos que o apontamento foi realizado corretamente.
Para obtermos esses dados, podemos utilizar o próprio receptor, ou utilizarmos aparelhos específicos para essa analise. Esses aparelhos podem ser analógicos ou digitais.
Quando nós utilizamos o receptor, ficamos a mercê do conhecimento prático, pois se a antena estiver longe do receptor, precisaremos que alguém fique de olho, pois 1 milímetro pode determinar um apontamento fino.
Receptor no apontamento de antenas
Receptor no apontamento de antenas.
Alguns antenistas levam seu receptor e sua TV próximo a antena, algo que nos dias atuais acho muito desatualizado, pois imaginem carregar uma TV de tubo com um receptor, muito peso e ocupação de espaço.
Assim, em contra partida podemos utilizar localizadores, pois estes são menores, são próprios para este tipo de tarefa, mas temos que analisar o preço desses aparelhos e a situação que eles são utilizados, não podemos descartar os receptores citados acima, pois estes dependendo da situação são úteis, mas no caso de antenistas, estes devem se modernizar.
No uso de localizadores, devemos separá-los em localizadores analógicos e localizadores digitais. Onde o analógico é o mais barato e o mais difícil de trabalhar, pois ele não possui barra de sinal digital, é usado um ponteiro com marcação de 0 a 10. Quando o ponteiro se aproxima de 10, reduzimos ele para a marcação 5. Assim, ficamos neste loop, até não conseguirmos melhorar o sinal.
Localizador de satélite analógico
Localizador de satélite analógico.
Quando usei este aparelho pela primeira vez, preferi usar o receptor, pois eu tinha uma barra de força e qualidade que indicava se estava ou não com sinal. Com o localizador analógico não consegui encontrar os satélites desejados.
Hoje em dia, com o conhecimento que tenho, será muito mais fácil encontrar estes satélites, pois com o uso correto da bússola e do inclinômetro, não tem erro. Mas ainda sim, não indico o uso desse tipo de localizador.
Por último, o mais indicado e o que mais uso no apontamento de antenas é o localizador de satélite digital, este possui diversos modelos diferentes, mas o único ponto semelhante entre eles é o display digital. Esse display melhora a leitura, alguns possuem barras e outros apenas números; e os mais sofisticados são receptores com tela de LCD para visualizar os canais FTA.
Localizador de satélite digital
Localizador de satélite digital.
Vale lembrar, que estamos citando na postagem localizadores de satélites, pois existem o que chamamos de medidor de campo, que nos ajuda a verificar o sinal em antenas com frequência menores em sua maioria das vezes menores que 1000 MHz. E temos que analisar alguns outros dados que são informados nos produtos, mas que serão temas para outras postagens.

Deixe uma resposta