Localizador de satélites analógico

Como já dissemos em outras postagens, é essencial o uso de localizadores de satélites no apontamento de antenas. Mas existem diversos tipos e modelos de localizadores, um desses é o localizador de satélites analógico.

Localizador de satélites analógico
Localizador de satélites analógico.
Existem várias marcas e modelos para este tipo de localizador, mas o que eles possuem em mais comum é a frequência (950-2150MHz), input (-10dBm), fornecimento de energia MAX(12-18 DC) e DC Pass to LNB.
Este tipo de aparelho mede a força do sinal dos satélites, podemos resumir que não é garantia de nenhum apontamento correto, pois mesmo o parelho possuindo o indicador sonoro e visual, você não possuí nenhuma indicação verdadeira que a antena está apontada para o satélite.
O que você terá que fazer, é verificar o azimute com a  bússola, a elevação e o prumo do mastro com o inclinômetro e posicionar corretamente o LNBF. O seu receptor terá que estar ligado, tendo que ser feita toda a ligação de cabos e conectores, o que pode vir a ser um trabalho errado, pois o local onde a antena está instalada pode não ser possível um bom sinal para abrir a maioria dos canais, por conta de árvores, casas, entre ouros.
Conexão localizador de satélite analógico
Conexão de um localizador de satélite analógico.
Além da verificação com o localizador, você terá que checar os níveis de sinal no receptor para realizar o apontamento fino, ou para pelo menos checar se existe sinal do determinado satélite no apontamento realizado.
Dessa maneira fica difícil disser se realmente podemos chamar de localizador de satélite esse tipo de aparelho, pois ele não trás uma garantia real de um apontamento correto; e ele é dependente do receptor para realizar o apontamento fino. O verdadeiro localizador é o receptor, pois será este que retornará a veracidade do apontamento. O localizador analógico será apenas um coadjuvante ou um auxiliar mirim em nossos apontamentos.

Conclusão

Podemos concluir que é difícil trabalhar com este tipo de aparelho, principalmente para os que estão iniciando. Para os que conhecem e apontam sempre para os mesmos satélites, isto se tornaria um trabalho fácil, mas um localizador digital com tela para visualização dos canais, é a verdadeira garantia de um bom apontamento de antenas.

Deixe uma resposta