Longitude

Longitude – Vídeo – Releitura da postagem em vídeo.

A longitude algumas vezes é representada pela letra grega λ(lambda), que descreve a localização de um lugar na Terra medido em graus, de zero a 180 para leste ou para oeste, a partir do Meridiano de Greenwich.
Obs: Greenwich foi adotado como o primeiro meridiano em 1884 na International Meridian Conference.
Veja a imagem abaixo:

Longitude a partir do meridiano de Greenwich
Longitude a partir do meridiano de Greenwich.

Durante os séculos tentaram de diversas maneiras identificar o posicionamento atual em relação à longitude. Essa dificuldade era tanta, que resultou em diversos acidentes marítimos. John Harrison, foi quem chegou mais próximo da realidade, atingiu um desvio de apenas um terço de segundo por dia.
Mas a solução de nossos problemas aconteceu com a criação do GPS, que foi explicado nesta postagem.

Longitude e apontamento de antenas

Longitude
Longitude.

Vocês devem estar se perguntando: o que tem haver longitude com o apontamento de antenas?
R: Tudo! Nós necessitamos das coordenadas do satélite e a nossa própria coordenada para obtermos os resultados nos cálculos de apontamento.

Então, a longitude para oeste recebe um sinal negativo (-). Para não utilizar este sinal, utilizamos as palavras em inglês East (Leste) e West (Oeste), resumidamente pelas letras E e W.
Diferentemente  da latitude, a longitude possuí 180º negativo (West – W – Oeste) e 180º positivo (East – E – Leste), totalizando 360º de um círculo.
Na prática usamos estes resultados na busca dos satélites. Na América do Sul, especificamente Brasil, estão quase todos localizados a Oeste, recebendo o carácter W.  Mas existem poucos que estão a Leste do Meridiano de Greenwich e que possuem a cobertura global que incide no Brasil. Um exemplo é o satélite Eutelsat 10A (10ºE).
Para dar continuidade neste entendimento recomendo a leitura do artigo abaixo, que fala sobre Latitude.

Conclusão

Podemos concluir que a longitude tem grande importância para os apontadores de antenas, principalmente quando realizamos os cálculos de apontamento, onde se faz o uso tanto da Latitude, quanto da Longitude.

Deixe uma resposta