Partes de uma bússola

Partes de uma bússola – Vídeo – Releitura da postagem em vídeo.

Nesta postagem vocês irão aprender a distinguir as partes de uma bússola, mas antes recomendo a leitura de algumas postagens que irão ajudar a entender melhor esta.

Como podemos ver em outros tutoriais, a bússola é muito útil no apontamento de antenas, pois ela facilita o nosso apontamento, principalmente quando somos iniciantes ou quando iremos apontar para um satélite desconhecido. Outro ponto importante que destaco sobre a bússola, é o fato dela ser muito diversificada, mas as que usamos para apontar antenas são as bússolas magnéticas, que no geral recebem diversas denominações, mas as mais usuais para apontar antenas, são as bússolas geográficas e bússolas militares.

Partes da Bússola Militar

A primeira bússola magnética que venho destacar, é a bússola denominada com estilo Militar. Os nomes dados as suas partes materiais variam de usuário para usuário, sempre recebendo nomes distintos, mas que possuem as mesmas funções.
Partes bússola estilo militar
Partes bússola estilo Militar.

Na imagem acima vocês podem ver as seguintes partes da bússola com estilo Militar: agulha, linha de pontaria, mostrador, limbo, anel de bizel, argola para polegar, ocular, fenda de pontaria, lente de aumento e pontos de referências.

Existem outras partes que não foram citadas, além nomes usualmente diferentes.

Partes da Bússola Cartográfica (Geográfica)

A bússola cartográfica possui diversos nomes, como bússola geográfica ou bússola comum. É usada para orientar e fazer medidas sobre mapas e para projetar caminhamentos.
Possuem várias partes que a diferem da bússola militar, junto com a maneira de usá-la.
Partes bússola estilo Cartográfica
Partes bússola estilo Cartográfica.

Na imagem acima vocês podem ver as diferentes partes de uma bússola cartográfica: escala para medidas de distâncias, linha de fé, base, régua,agulha magnética, escala de declinação magnética, cordel de segurança, linhas meridionais, portão e limbo giratório.
Cada bússola cartográfica possui suas peculiaridades, em algumas existem partes diferentes das mostradas acima e em outras recebem nomes diferentes.

Conclusão

Podemos concluir que estes são os dois tipos de bússolas magnéticas mais usados pelos apontadores de antenas. Cada qual recebe denominações específicas e inexitentes no exemplo acima, que variam de bússola para bússola.

Deixe uma resposta