Quais materiais básicos para apontar uma antena banda C/KU?

Apontar uma antena para um satélite não é uma tarefa fácil, mas não é a mais difícil. Um dos grandes problemas são os materiais que você necessita para fazer um apontamento. Hoje irei detalhar de uma maneira geral sem muitas especificações, os prováveis materiais que necessitamos para apontar uma antena banda C ou KU.

Quais materiais básicos para apontar uma antena banda C/KU
Quais materiais básicos para apontar uma antena banda C/KU.

Antes recomendo a leitura dessa postagem sobre como obter o conhecimento para apontar antenas.

Quais materiais básicos para apontar uma antena banda C/KU

Para os que vão inciar o apontamento de antenas, sempre recomendo o uso de diversos materiais, mas com o ganhar da experiência prática e o conhecimento teórico, você passa a utilizá-los menos. Mas caso deseje, não é necessário a compra de todos os materiais que serão citados na postagem para apontar uma antena. Você pode improvisar, mas se você quer aprofundar na área, a melhor forma é comprando e praticando com o que possui. Para os inciantes eu recomendo os seguintes materiais:

Kit básico para apontar uma antena
Kit básico para apontar uma antena.
  1. Computador com internet ou celular – A ideia é simples, você precisa de internet para obter os dados necessários para o apontamento de uma antena. Existem sites específicos que detalham os resultados para apontar antenas.
  2. Bússola – Com os dados obtidos com a busca na internet, a bússola irá orientar com base nas propriedades magnéticas, onde apontar a antena, ou seja, qual a direção.
  3. Inclinômetro – Este depende dos resultados obtidos por cálculos na internet e nos orienta em relação a elevação da antena.
  4. Localizador de satélites – É o aparelho que vai nos ajudar a fazer um apontamento fino.
  5. Decapador – Será utilizado para fazer os cortes nos cabos onde iremos inserir os conectores.
  6. Alicate de conectores – Como o próprio nome diz, é o alicate que iremos utilizar para a conectorização.
  7. Conectores – Um conector é um dispositivo que efetua a ligação entre um ou mais pontos onde se necessita de comunicação de sinais.
  8. Cabos coaxial – O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais.
  9. Antena – Antena é um dispositivo que transforma energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada, ou o contrário, isto é, transforma energia eletromagnética irradiada em energia eletromagnética guiada para a linha de transmissão.
  10. LNB – Um LNB é um equipamento encontrado em antenas parabólicas usado para a recepção de sinais de satélites emitidos na faixa de frequência das ondas electromagnéticas do tipo microondas em duas bandas, geralmente, Banda C e Banda Ku.
  11. Receptor – Recebe a informação e a decodifica.
  12. Chave de fenda – Introduzida na fenda de um parafuso (tipo fenda) para girá-lo, apertando-o ou afrouxando-o.
  13. Chave Philips – É utilizado em uma fenda cruzada, para apertar ou afrouxar.
  14. Chave inglesa – A chave inglesa é uma ferramenta que facilita mecanicamente a aplicação do torque para girar parafusos e porcas. Tem como principal característica poder assumir diferentes tamanhos por meio da regulagem da distância das fendas.
  15. Chave fixa de boca – Facilita a aplicação do torque para girar parafusos e porcas.
  16. Furadeira – É uma máquina que tem como função principal a execução de furos.
  17. Brocas – Brocas são ferramentas cortantes utilizadas para fazer furos.
  18. Alicate – Alicate é uma ferramenta articulada que serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário para incidi-la sobre o objeto desejado. 

Conclusão

Podemos concluir que a lista de materiais é diversificada. Os materiais citados acima podem ser considerados o kit básico, pois existem diversos outros que não foram citados e possuem suma importância no apontamento de antenas.

Deixe uma resposta