Qual alicate usar em conectores tipo F?

Em nossas últimas postagens no blog, estamos abordando o tema alicate para conectores tipo F. Hoje irei defender, ou melhor dizendo, irei resumir o que tratamos até o momento sobre estes tipos de alicates.

Qual alicate usar em conectores tipo F?

Alicates para conectores f
Alicates para conectores f.
Como vocês puderam perceber em nossas últimas postagens sobre alicates para conectores tipo F, todo conector, possui um alicate para comprimir ou crimpar, ou algum outro tipo de técnica não descrito na postagem.
Antes de comprarmos qualquer tipo de alicate, devemos saber quais os tipos de cabos e conectores que iremos utilizar. Os cabos mais utilizados são o RG-06 e o RG-59, já os conectores devem estar sujeitos ao tipo de cabo, pois os tamanhos são diferentes.
Caso meu cabo seja RG-59, devo buscar conectores para este tipo de cabo. Como estamos falando em conectores do tipo F, devemos comprar conectores que sejam do tipo F, pois existem diversos outros tipo de conectores.
Quando se fala em conectores, temos que nos atentar aos seguintes detalhes, a crimpagem não é tão bem vista, principalmente se analisarmos que 90% dos problemas ocorrem na conectorização. Assim, as técnicas de crimpagem podem danificar o pino central e toda a estrutura de isolação do cabo.
Uso da crimpagem hexagonal
Uso da crimpagem hexagonal.
Sabendo dessas informações, dê preferência a conectores de compressão, além de serem mais fácil de instalar, são melhores e possuem diversos modelos que torna sua conectorização ainda melhor.
Mas como já disse em outras postagens, existem casos e casos. Não adianta eu dizer que determinado conector é melhor, que aquele cabo é melhor, que este alicate é melhor. Temos que analisar para tipo de serviço você irá usá-los. Um exemplo seria os gastos, se você é um satentusiasta, pode ser melhor usar conectores com preços mais baixos. Além da questão financeira, devemos levar em consideração a questão da mobilidade dos seus materiais, eu mesmo presenciei uma vez, onde só era possível usar cabo RG-59 e conectores de anel, por conta da situação do local.
A partir dessa base, compre o alicate, ou os alicates que serão útil no trabalho que venha a realizar. Os alicates tendem a ser usados em diversos tipos de conectores, assim, caso queira, compre tanto alicates de compressão, quanto alicates de crimpagem. Os de compressão são únicos, os de crimpagem dependem do tipo de conector. Pois alguns que foram citados nas outras postagens, mostravam que existe o alicate hexagonal, o alicate para conector com anel, alicate para conector cônico e o alicate universal. 
Quando comprar, devemos tomar cuidados com a descrição dos anúncios, pois os crimpagem é diferente de compressão, entre diversos outros termos que são usados para estes tipos de alicates. Busque informações diretas nos sites do fabricante em caso de dúvidas, pois você pode comprar o alicate errado, por conta de uma péssima descrição do anúncio. Sempre leve em consideração a marca e o modelo.
Os que são antenistas, devem obrigatoriamente se atualizarem e esta atualização envolve o uso dos melhores alicates para este tipo de serviço. Já os satentusiastas, devem seguir o que seu bolso tem a oferecer.

Conclusão

Podemos concluir, que a compra de alicates para conectores do tipo F, devemos tomar diversos cuidados, para não comprar o produto errado. Além da sua importância para uma conectorização, que nos irá poupar tempo e trazer um produto final melhor, em seus apontamentos de antenas.

Deixe uma resposta