Qual receptor usar para apontar antenas?

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Em nossas últimas postagens falamos sobre o uso de receptores no apontamento de antenas. Dando continuidade a este tema, iremos falar sobre quais os receptores que devemos usar para apontar antenas.

Qual receptor usar para apontar antenas?

Para os que pensam que o uso de receptores no apontamento de antenas  não necessita de verificação nos tipos de aparelhos, está totalmente enganado, pois temos que analisar se o receptor é compatível com os padrões DVB-S ou DVB-S2.
Se analisarmos todos os satélites voltados para sinais de TV e rádio que possuem cobertura no Brasil, quase 100% deles possuem pelo menos um TP utilizando o padrão DVB-S ou DVB-S2.
Mas sabemos que existe o sinal analógico no satélite STAR ONE C2 (70W) e que muitas casas no Brasil possuem receptores apenas analógicos.
Receptor analógico
Receptor analógico.
Se unirmos estes 2 dados que foram citados acima, fica claro que ao possuir um receptor apenas analógico, você fica restrito o apontamento apenas para o satélite STAR ONE C2. Caso tente fazer um apontamento para outro satélite, nunca irá encontrar imagem. Já para as pessoas que possuem um receptor que aceite o padrão DVB-S, poderão localizar quase 100% dos satélites com cobertura no Brasil. Para o padrão DVB-S2, que é uma evolução do DVB-S, até onde conheço todos os receptores que possuem o DVB-S2, possuem o padrão DVB-S. Então um receptor com padrão DVB-S2, será um incremento para a localização de satélites, pois este terá os 2 padrões.
Receptor digital
Receptor digital
A vantagem do DVB-S e o DVB-S2, é o fato destes possuírem uma barra de sinal indicando a força e a qualidade. Então será mais fácil realizar um apontamento fino, pois será idêntico a um localizador de satélites. Já o sinal analógico, você terá que adicionar o TP e se localizar com a imagem que é fornecida, quanto menos chuviscos em todos os TPs melhor.
Vale lembrar que existem outros padrões, mas que são poucos usuais em satélites com cobertura no Brasil; e existem diversas configurações que devem ser feitas nos receptores para que possamos encontrar um TP em determinado satélite.

Conclusão

Concluí-se que temos que verificar o padrão usado em nossos receptores para o apontamento de antenas, pois o padrão analógico é usado apenas em um satélite com cobertura no Brasil, ao contrário do DVB-S e o DVB-S2 que são utilizados em quase todos os satélites.

Deixe uma resposta