Resposta: Existe antena digital?

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Em mais um tópico com categoria “resposta”, irei responder a pergunta encontrada em um tópico pela internet. A pergunta se refere a antenas digitais, se elas substituem o conversor.

Antena Digital
Antena VHF e UHF.

A antena digital substitui o conversor ou precisa dos dois?

RESPOSTA: Para responder esta pergunta, tenho que levar em consideração alguns pontos, pois existe uma interpretação errada sobre antenas digitais.
1º – Muitos comerciantes vendem suas antenas e adicionam rótulos a estas, o mais usado são os termos como: antenas analógicas, antenas digitais e antenas HD.
Antena denominada de "Antena Digital" e "Antena Analógica".
Antena denominada de “Antena Digital” e “Antena Analógica”.
Em sites pela internet, é muito fácil ver a utilização desses termos, mais todos eles são errôneos, sendo utilizados para a venda, causando uma grande confusão nos compradores.
Não existe especificação do tipo para antenas, o que temos que verificar é a faixa de frequência da antena. Pois uma antena UHF/VHF, possuem faixas de frequências diferentes.  Assim, um sinal analógico funciona em qualquer antena, o mesmo vale para um sinal digital.
Os vendedores agem de má fé, pois acabam confundindo o consumidor, às vezes você encontra uma antena com os termos VHF e UHF  a um preço baixo; e outras você encontra antenas com o termo “Antena digital” com preços mais elevado. Você acaba comprando uma antena com o preço mais alto, porque acha que a antena digital é específica para o sinal digital. Mas isso não existe, antenas “são todas iguais para essa terminologia de sinal”, o que devemos levar em consideração é sua faixa de frequência.

VHF é a sigla para o termo inglês Very High Frequency (Frequência Muito Alta) que designa a faixa de radiofrequências de 30 a 300 MHz
UHF é a sigla para o termo inglês Ultra High Frequency, que significa Frequência Ultra Alta. Designa a faixa de radiofrequências de 300 MHz até 3 GHz.
Com a implantação da TV digital em todo o Brasil, todas as emissoras de TV analógica vão desocupar a faixa de VHF, que compreende os canais 2 a 13. Essas emissoras vão migrar para os canais 14 a 51, em UHF. Com isso, toda a faixa de VHF será liberada. Parte dela, o chamado VHF alto (canais 7 a 13) agora será usado também para as transmissões em tecnologia digital.
Então, quando for comprar uma antena verifique sua faixa de frequência:
Frequência: 50 ~ 216 / 470 ~ 806 
Canais: 02 ~ 13 / 14 ~ 69 / FM

Conversor digital
Conversor digital.

O segundo ponto, é ver se sua tv possui conversor, geralmente TVs antigas (Tubo), você irá precisar comprar um conversor.
Resumindo, antenas não fazem distinção para o tipo de sinal denominado na pergunta, o que vai fazer a diferença é a frequência de cada antena e a idade de sua TV, pois as mais novas possuem o conversor digital acoplado. Mas lembro que existem outras características que não foram citadas, tanto em antenas quanto nos conversores, que podem fazer a diferença durante a compra.

Deixe uma resposta