Resposta: Qual a melhor resolução FULL HD ou HD?

Cadastre-se e receba as novas postagens por E-mail:

2000 usuários cadastrados

Em mais uma postagem para o blog, tentarei responder uma pergunta realizada em um determinado site, no qual é fácil de responder, mas que foi feita de uma maneira que acredito estar errada.
A pergunta realizada foi a seguinte:

Qual é a Melhor Resolução 1280 x 720 ou 1280 x 1080i?

Qual é a melhor Resolução para TV a Cabo. 1280 x 720 @60Hz OU 1280 x 1080i @60Hz e porque?

 FULL HD ou HD
 FULL HD ou HD.

RESPOSTA: Primeiro ponto que venho chamar atenção, é a pergunta do título. Eu desconheço uma resolução de TV 1280 X 1080i. A pessoa que realizou a pergunta deve estar se referindo a resolução FULL HD de 1920 x 1080.
Esclarecido este ponto, e revisando a pergunta, vamos para o segundo ponto, onde irei fazer uma breve definição de pixel.
Pixel: É o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. Assim, para a sua situação, 1px (pixel) se refere a um ponto luminoso do monitor.
Pegue uma gotinha de água e coloque sobre a tela de algum dispositivo, como o celular ou TV. Você verá diversos pontinhos; e esses pontinhos são os pixels. Então da maneira que foi realizada a pergunta, esses 1280 x 720, se referem a 1280px na horizontal por 720px na vertical, sendo que os 720px na vertical se referem a uma imagem HD. O mesmo ocorre para o FULL HD, que possui 1920px na horizontal e 1080px na vertical, tendo um formato de tela 16:9.

Pixels
Pixels.

Terceiro ponto que venho chamar a atenção, é este “i” no final do 1080 (1080i). Este se refere a palavra entrelaçado (interlaced, em inglês ou varredura entrelaçada),  cada linha de seu monitor de vídeo, é exibido uma linha de imagem e em seguida abaixo, uma linha sem imagem.
Além do “i”, existe o “p” (ex: 1080p), que significa varredura progressiva (em inglês, Progressive Scan) é uma técnica utilizada para montar o conteúdo da tela. O modo progressivo “varre” a tela inteira em uma única passada, transmitindo e exibindo todas as linhas da tela a cada atualização.
Cada uma dessas técnicas possuem suas vantagens e outros aspectos que devemos levar em consideração.
O quarto ponto que levo em consideração, é este 60 Hz (Hertz). Ele se refere aos ciclos por segundos, a quantidade de vezes que a imagem é renovada na tela a cada 1 segundo. Eu já tive a experiência de ver um programa em uma TV com 240 Hz, a imagem fica muito mais suave para a visão humana. Assim, quanto maior melhor.

Conclusão

Podemos concluir que existem diversas opções técnicas que devemos levar em consideração durante a compra de uma TV. Com os dados fornecidos na pergunta, é recomendado a compra de uma TV FULL HD (1080i).

Deixe uma resposta